Header Ads

Alongamento e Aquecimento no Voleibol




O voleibol é um esporte intenso, de maneira que, o corpo dos atletas está posto a prova a todo momento . Desse modo , faz-se necessário um preparo bastante intenso para que os atletas tenham de fato um bom desenvolvimento esportivo. O alongamento e aquecimento são muito importantes para o bom desempenho do jogador na hora do jogo.

O Alongamento

Alongamento Passivo – Consiste na realização de um alcance maior de amplitude articular, desenvolvida através do auxílio de forças externas, como aparelhos ou companheiro. Deve ser executado lentamente. (Weineck, 1999 Achour Júnior, 1998).

Alongamento Ativo – É realizado através de movimentos rítmicos de balanço, que podem vir a contribuir no aquecimento específico de algumas modalidades esportivas ( voleibol, por exemplo ). Deve-se ter o cuidado de não forçar demasiadamente o movimento . (Weineck, 1999. Achour Júnior, 1998.)

Alongamento Estático – É aquele em que o indivíduo parte da posição inicial, chega á posição final da amplitude articular, realiza a manutenção do movimento por alguns segundos nesta posição, e retorna á posição inicial. Oferece pouco risco de lesões.( Weineck, 1999).

O Aquecimento

O aquecimento especial é constituído pela ação desportiva da modalidade praticada pelo atleta e objetiva a perfeição da coordenação desportiva . Esse aquecimento é realizado no voleibol com o atleta fazendo o gesto desportivo do ataque, bloqueio, defesa etc. Também é praticado na musculação, quando o jogador faz uma série do programa com cargas leves; no salto em profundidade os exercícios são feitos com menor volume e intensidade, sempre visando o ótimo aquecimento.

O objetivo do aquecimento geral é de elevar a temperatura corporal,a fim de aumentar o trabalho cardiovascular e respiratório, favorecendo a passagem do estado de repouso-ativo para a condição fisiológica de competição ou treinamento ensina que o aumento da temperatura corporal facilita a execução dos exercícios de alongamento e diminui o risco de lesão dessa atividade.

Muitos treinadores sabem que uma equipe bem aquecida tem mais chance de ganhar o 1º set e até o jogo. Portanto, não negligencie um bom aquecimento geral para sua equipe!

DICA PARA QUEM TRABALHA COM VOLEIBOL

O guia " Voleibol  Como Montar Treinos Passo a Passo com mais de 170 exercícios" é uma EXCELENTE ferramenta para o trabalho dos profissionais que almejam cada vez mais propor atividades diversificadas para as crianças, adolescentes e adultos. Clique aqui e saiba mais!



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário