Header Ads

5 atividades para o Futebol na Educação Física Escolar




O futebol na escola tem uma função muito importante, principalmente para a motivação dos alunos. É difícil encontrar um aluno que não goste dessa atividade na aula de Educação Física.

Portanto, devemos ensinar ao aluno gostar do esporte, ensinar o futebol com brincadeiras, com diversão, com carinho, com atenção, com liberdade, pois antes de qualquer ensinamento, o aluno precisa aprender a gostar do que faz, sem precisarmos enganar os alunos com promessas de um futuro glorioso e levá-los a engolir treinamentos exaustivos, práticas desagradáveis, tristes, repetitivas ou autoritárias e fazer com que acreditem que isso os transforme em futuros craques.

Para facilitar o trabalho, segue abaixo 5 atividades de futebol para trabalhar  com os alunos na escola:

1) Nome da atividade: "ESCAPE"
Objetivo: Jogo coletivo; Superar o adversário; Acertar o alvo; Oferecer-se e orientar-se.
Materiais necessários: 1 bola e coletes para dividir as equipes.
Descrição: duas equipes de 12 jogadores jogam na quadra de futsal. 6 jogadores de cada equipe enfrentam-se dentro da quadra, podendo cada jogador dar apenas 2 toques na bola. Os outros 6 jogadores da mesma equipe serão distribuídos fora da quadra. Os "escapes" só podem dar 1 toque na bola.

2) Nome da atividade: "EQUILÍBRIO"
Objetivo: Jogo coletivo; Superar o adversário;
Materiais necessários: 10 bolas e coletes para dividir as equipes.
Descrição: na quadra de futsal, duas equipes enfrentam-se num jogo normal. Porém, cada jogador deve jogar, segurando uma bola com as duas mãos (não pode soltar as mãos da bola), para trabalhar o equilíbrio. Todos os jogadores serão numerados (1 a 10) e cada vez que uma bola sai de jogo, o professor "grita" um número e o jogador responsável por esse número põe a bola no chão e continua o jogo. A atividade acaba quando todas as bolas forem utilizadas.

3) Nome da atividade: "FUTEBOL DE DUPLAS E TRIOS"
Objetivo: Jogo coletivo; Superar o adversário;
Materiais necessários: 1 bola e coletes para dividir as equipes.
Descrição: Será realizado um jogo de futsal/futebol porém serão formadas duplas e trios em cada equipe. As duplas e trios não poderão soltar as mãos. Se isto acontecer a equipe será punido com um tiro livre direto, realizado na marca dos 10 metros.

4) Nome da atividade: "JOGO DOS ALVOS NUMERADOS"
Objetivo: Acertar o alvo; Transportar a bola ao objetivo; Jogo coletivo; Superar o adversário.
Materiais necessários: 1 bola, 8 cones e coletes para dividir as equipes.
Descrição: Serão formadas duas equipes de cinco jogadores cada, 4 jogadores de linha e um goleiro. O jogo será composto por dois gols, com goleiros, mais 4 pequenas balizas distribuídas pela quadra. Estes gols e balizas serão numerados de 1 a 6. No início acontece um jogo normal, utilizando os 2 gols oficiais. A partir de determinado momento, o professor indica um nú mero e as duas equipes buscam marcar gol na baliza a que este número se refere.

5) Nome da atividade: "PROTEÇÃO DE BOLA"
Objetivo: Superar o adversário.
Materiais necessários: bolas.
Descrição da atividade: Divide-se a quadra em vários setores, de acordo com o número de alunos e tamanho da quadra. Em cada setor jogarão dois alunos, sendo um "atacante" e um "defensor" (1x1).
A atacante com a bola deverá buscar protegê-la tentando manter sua posse sem sair do setor. Ganha o ponto se a dupla "atacante" conseguir manter a bola sobre controle por determinado tempo.

Quer ter mais atividades para a sua aula?  Clique na imagem abaixo e conheça o TOP 100 Futebol Escolar




Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário