Header Ads

Benefícios da Hidroginástica








A hidroginástica acabou ganhando a fama de modalidade específica de gestantes e idosos.  Mas é um exercício que pode ser praticado por pessoas que visam melhorar seu condicionamento físico, perder peso e sair do sedentarismo de uma maneira muito divertida. Ela pode ser praticada por jovens, atletas e pessoas que fazem natação e querem melhorar o seu condicionamento físico.
Vejamos alguns benefícios da modalidade:  

1 .Tratamento de problemas nas articulações. Por favorecer uma melhor utilização das articulações afetadas, reduzindo os riscos de agravamento dos sintomas. Além disso, reduz as dores comuns na osteoartrite e melhorias comprovadas em pessoas com artrite reumatoide.
2 . Manutenção da saúde óssea. Tanto no caso das mulheres (principalmente na pós-menopausa) quanto dos homens, os exercícios na piscina contribuem para manter a saúde óssea, prevenindo dos desgastes naturais do envelhecimento.
3. Favorece o aumento da resistência muscular. O fato de os exercícios serem feitos dentro da água, que é mais densa que o ar, a hidroginástica age de maneira mais efetiva sobre as partes mais frágeis do corpo, possibilitando um suporte para a massa muscular corporal. Isso faz com que os resultados venham mais rapidamente.
4. Ajuda a tonificar os músculos. Para quem pratica outra atividade, como a musculação, por exemplo, e busca melhor definição muscular, a hidroginástica é uma grande aliada, pois ajuda a tonificar os músculos e acelerar os resultados.
5. Aumento da flexibilidade. O trabalho na água favorece uma ampliação dos movimentos, sem prejuízo para as articulações. Isso aumenta a flexibilidade do corpo. Este é mais um dos benefícios que interessam a pessoas de todas as idades.
6. Fortalecimento do sistema cardiovascular. Há melhorias para o condicionamento cardiovascular, uma vez que os exercícios realizados nas aulas favorecem a frequência cardíaca, mantendo-a em uma taxa bem inferior à dos demais esportes.
7. Queima de calorias. Em apenas uma aula de hidroginástica com duração de 1 hora é possível queimar entre 450 e 700 calorias, o que faz dela também uma excelente opção para quem quer perder peso.
8. Benefícios para a gestação e parto. Além de promover o bem-estar da gestante durante a gravidez, contribui também para a liberação do hormônio relaxatina, que é importante para as articulações e favorece a abertura do quadril.
9. Importante na recuperação pós-cirúrgica. Está mais do que comprovado que a hidroginástica é essencial na recuperação de cirurgias e traumas, tanto que é indicada em casos das mais diversas naturezas. Isso se dá pela segurança oferecida pelos exercícios dentro da água e pela contribuição do fortalecimento muscular na recuperação.
10. Favorece o relaxamento. Enquanto as demais modalidades que exigem esforço para a execução dos exercícios, na hidroginástica é o contrário. Só o fato de ser feito dentro da água já garante o relaxamento do corpo e também a mente, com os momentos de descontração que fazem toda diferença.
No entanto, antes de começar a aproveitar todos esses benefícios, é importante tomar uma série de cuidados:
  • Passe com um médico para examinar se você está apto a realizar exercícios
  • Quanto menor o nível da água maior será o impacto na atividade
  • Inicie a atividade devagar e aumente gradativamente a intensidade
  • Procure realizar no mínimo duas vezes na semana e aumente com o tempo para quatro vezes ou complemente a atividade com mais dois dias de caminhadas
  • Observe sempre a respiração durante o exercício, nunca a bloqueie ou prenda.
Você é profissional e quer começar a trabalhar com hidroginástica? Conheça o curso Online Hidroginástica "Consciência e Movimento"

O Curso Online Hidroginástica "Consciência e Movimento" que tem como temas principais temas abordados são planejamento de aulas, exercícios para trabalhar a região abdominal e material didático imprescindível para um profissional Fitness Aquático qualificado. Clique aqui e saiba mais.


Você não pode perder:

Entre nos grupos de WHATSAPP
Planos de aulas e atividades para Educação Física Escolar
Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino

Tecnologia do Blogger.