Header Ads

Atividade física na doença renal crônica



O paciente renal tem sua qualidade de vida comprometida em decorrência da doença. Normalmente, ele entra em um ciclo vicioso no qual acredita que sua condição física não é boa e de que não é capaz de fazer exercícios físicos, dessa forma, cada vez faz menos exercícios, o que piora a sua condição física, e leva ao sedentarismo, isso é muito prejudicial para ele.

As fases avançadas da doença renal crônica (DRC) têm sido associadas a alterações fisiológicas em vários sistemas: nervoso, cardiovascular, respiratório, músculoesquelético, imunológico e endócrino/metabólico. É comum, entre pacientes com DRC em hemodiálise (HD), a limitação na tolerância ao exercício físico, que pode estar relacionada à anemia, disfunção cardiovascular e redução da capacidade do músculo esquelético na extração de oxigênio. Estas condições são caracterizadas por graves limitações funcionais, que incluem baixa aptidão cardiorrespiratória, fadiga persistente e de início precoce, muitas vezes com os pacientes submetidos a um período de grave descondicionamento e, em alguns casos, resultando em incapacidade física. Embora não totalmente compreendidos, descondicionamento e incapacidade física parecem estar relacionados a atrofia muscular, miopatia e desnutrição.

Porém, hoje, na literatura médica, já está mais do que comprovado que é importantíssimo para os pacientes renais fazerem atividade física.

A capacidade muscular desse paciente tem sido bastante discutida. O metabolismo oxidativo muscular é deficiente e a condição muscular ruim e está diretamente associada com baixa qualidade de vida, baixa capacidade física e mortalidade. Hoje em dia já se sabe que os pacientes que se exercitam mais, podem sobreviver mais e melhor. Então é fundamental que eles façam exercícios.

A prática de atividade física, identificada como um importante determinante na melhora da qualidade de vida, entre os pacientes em hemodiálise, pode melhorar, entre tantas outras condições, o desempenho físico nas atividades de vida diária

Como Prescrever Exercícios para Renais Crônicos

O curso Prescrição de Exercícios para Renais Crônicos  oferece ao profissional de Educação Física conhecimentos sobre etiologia da insuficiência renal, atividade física, prescrição de exercício e muito mais. Clique aqui e saiba mais


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário