Header Ads

Aspectos da avaliação da Capacidade Cardiorrespiratória





Para obter uma avaliação funcional é necessário colher informações quanto ao estado de saúde do avaliado, diagnosticar as potencialidades e as deficiências referentes às capacidades físicas relacionadas à prática do desporto, orientar o trabalho individualizado, servir como feedback durante o processo de treinamento e servir como processo educacional pelo qual o avaliado aprende a compreender melhor o seu corpo.

Os testes são realizados para avalia e os resultados são usados prescrever treinamento mais eficiente. Os resultados nos teste de avaliação devem ser analisados de forma geral e não isolada. Fatores que influenciam a escolha dos testes são força, flexibilidade, resistência e velocidade.

A Capacidade cardiorrespiratória é  a capacidade de realizar exercícios dinâmicos, que envolve grandes grupos musculares em intensidade moderada a alta por períodos prolongados, sendo assim, um dos componentes mais importantes da aptidão física.

A função cardiorrespiratória depende da presença de um aparelho respiratório e cardiovascular eficientes, de componentes sanguíneos adequados, além de componentes celulares específicos que auxiliem o corpo a utilizar oxigênio durante o exercício.  Quanto maior for consumo máximo de oxigênio, melhor o funcionamento do coração, pulmão e vasos, influenciando diretamente na qualidade de vida. No entanto, quanto maior for a prática de atividade física, principalmente as de natureza aeróbia, maior será o condicionamento cardiorrespiratório do indivíduo, que pode ser representado pelo aumento do consumo máximo de oxigênio e por uma recuperação mais rápida dos parâmetros de pressão arterial e frequência cardíaca após o esforço.

A aptidão aeróbia é um componente relacionado à saúde do ser humano e pode ser medida através de métodos diretos ou indiretos, com protocolos máximos (a partir de 90 % FC) ou submáximos (até 80% FC). Eles variam desde os mais caros e dispendiosos realizados em laboratório, até os de campo, que tem como objetivo estimar o consumo de oxigênio e classificar o nível de aptidão cardiorrespiratória.

Os protocolos para avaliação da aptidão cardiorrespiratória podem ser diagnósticos ou prescritivos, de acordo com a intenção do avaliador e necessidade do praticante. As avaliações utilizadas para prescrição precisam de equipamentos especializados, como a espirometria. Outra forma de prescrição é através da frequência cardíaca de reserva, pela sua relação direta com o VO2 máx.

10 cursos do Avaliação pelo preço de 1!
Para ter segurança de avaliar o seu aluno/paciente usando vários aspectos a serem analisados, eu recomendo um combo maravilhoso com 10 cursos de Avaliação com o preço de 1. Aproveite e clique aqui!
Se avaliação é um assunto que te interessa, tenha artigos gratuitos de avaliação de Educação Física. Clique aqui!



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário