Header Ads

A importância da técnica no Futebol




A técnica trata-se da forma racional, ideal e eficiente de executar os movimentos necessários à prática do futebol. Seus princípios podem ser assimilados com o treinamento e a prática constante.

Mesmo que a importância de determinada técnica seja óbvia para você, seus jogadores podem não ter discernimento e não compreender como isso os ajudaria a se tornarem melhores jogadores de futebol. Para introduzir a técnica é necessário que o técnico fale o nome e o porquê eles estão aprendendo, e faça com que os mesmos prestem atenção. Para isso o técnico deve demonstrar a técnica, explicar os fundamentos e ajudá-los sempre que necessário a praticar a técnica. A demonstração é a parte mais importante no processo de ensinar técnicas esportivas para jovens atletas que podem nunca ter feito algo parecido. Os jogadores aprendem melhor quando recebem uma breve explicação da técnica acompanhada de uma demonstração. E também, (Fernandes, 2004) defende que esse estágio representa a base de todo o processo de formação de um jogador de futebol. Para o início da técnica [...] é importante assimilar que não existe uma metodologia decisiva. Deve-se proporcionar um contínuo envolvimento no jogo, despertando a criatividade e o aventurar-se em jogadas.

Os fundamentos são essenciais na decisão do resultado do jogo. Por exemplo, o passe: a qualidade de bons passes dentro de uma equipe irá poupar seus atletas quanto ao desgaste físico. Passes sucessíveis e corretos envolvem o adversário, fazendo com que seu desgaste físico seja maior. Seguindo na mesma importância, o passe é o fundamento mais utilizado no futebol. Portanto, deve-se desenvolver esta habilidade nos jogadores, pois, num passe que é dado com rapidez e eficiência, dificilmente o adversário pode se apoderar da bola.

Fundamentos principais do futebol

Passe é a movimentação de bola entre os companheiros da mesma equipe, objetivando chegar à meta adversária ou manter o maior tempo possível a posse da bola.

Chute é o ato de tocar a bola utilizando a perna/pé, golpeando a mesma de diversas maneiras e em várias trajetórias com objetivo principal de realizar um gol.

Cabeceio é o ato de golpear a bola com a cabeça, de forma ofensiva para passar ou finalizar ao gol ou defensivamente e também para servir um companheiro ou antecipar um passe, um cruzamento na área ou um chute do adversário.

O drible é outro fundamento usado no futebol, de forma que o jogador se esquiva do seu adversário, através de um bom manejo da bola, com toques sucessivos, mudança de direção e deslocamento rápido.

 Voleio é o fundamento técnico de considerada beleza plástica, utilizado para realização de passes e chutes.

Atividades De Futebol Para Crianças e Adolescentes

Para incrementar o ensino do Futebol, é importante que o professor tenha boas atividades para aulas de Futebol para aplicação imediata. Aproveite a promoção, clique aqui e saiba mais!

Referencia:

  • FERNANDES, J.L. Futebol: da "escolinha" de futebol ao futebol profissional São Paulo: Pedagógica e Universitária, 2004.


  • Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
    Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
    Trabalhe com Educação Física
    Segue no Instagram!
    Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

    Nenhum comentário