Header Ads

Estudo: Musculação é melhor que aeróbico para o coração


Exercícios que demandam mais força, como levantamento de peso e treinamento de resistência, são melhores para a saúde cardíaca do que as atividades aeróbicas, como natação, bicicleta, corrida ou caminhada. A conclusão é de estudo realizado por pesquisadores da Universidade St. George, em Granada.
Para chegar aos novos resultados, os pesquisadores analisaram os dados de 4.086 pessoas coletados através do Inquérito Nacional de Saúde e Nutrição entre 2005 e 2006. As informações utilizadas revelaram a presença — ou ausência — de fatores de risco pra doenças cardiovasculares, incluindo pressão alta, excesso de peso, colesterol alto e diabetes, além de mostrar a frequência e tipo de atividade física realizada (estática ou dinâmica) pelos participantes. Os cientistas ainda fizeram ajustes para sexo, etnia, tabagismo e idade — item que determinou os grupos etários envolvidos na pesquisa.
A análise revelou que 36% dos participantes jovens (entre 21 e 44 anos) optavam por treinos de resistência (como musculação ou funcional), enquanto 28% preferiam treinos aeróbicos. Já no grupo mais velho (acima dos 45 anos), 25% praticavam a modalidade treinamentos de força, enquanto 21% faziam exercícios mais dinâmicos.
Ao verificar os riscos para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, a equipe descobriu que fazer qualquer tipo de  exercício reduzia de 30% a 70% a probabilidade de ocorrência desses problemas. Mas os melhores resultados apareceram em indivíduos jovens que tinham preferência por exercícios de resistência.
"Um fato interessante é que ambas as modalidades são quase tão populares entre pessoas jovens quanto entre pessoas mais velhas. Acredito que isso permite aos médicos aconselharem seus pacientes mais velhos a frequentarem a academia", disse Maia P. Smith, uma das autoras do estudo.
Para melhores resultados, os pesquisadores recomendam a combinação dos dois tipos de atividade física. O Instituto Nacional do Envelhecimento dos Estados Unidos (NIA, na sigla em inglês) faz recomendação semelhante, indicando outras modalidades de exercício que melhoram a saúde geral, incluindo atividades de equilíbrio e flexibilidade, como ioga e pilates.
Quando combinados, esses exercícios proporcionam fortalecimento da musculatura, melhoram a respiração e a frequência cardíaca, reduzem o risco de quedas e aumentam a elasticidade do corpo, especialmente para pessoas acima dos 45 anos.

Atividades estáticas versus dinâmicas

Atividades estáticas são aquelas realizadas na mesma posição, ou seja, em que a pessoa não sai do lugar, como flexões, levantamento de peso, treinos de resistência (ou de força) e aparelhos de ginástica que trabalham conjunto de músculos específicos, como membros inferiores e superiores.
Já os dinâmicos exigem maior movimentação do corpo e maior controle da respiração, a exemplo de caminhadas (mais ou menos intensas), hidroginástica, corrida e ciclismo (leve ou moderado) e esportes como futebol, vôlei, tênis, etc. Qualquer que seja a escolha, o importante é fazê-los respeitando os limites do corpo para evitar prejuízos.

Quantidade de exercício

De acordo com a Associação Americana do Coração (AHA, na sigla em inglês), os indivíduos adultos devem se exercitar pelo menos 150 minutos por semana, com atividades de intensidade moderada, como ciclismo e dança, ou 75 minutos semanais de exercícios intensos, como natação e corrida, por exemplo.
Além disso, a entidade recomenda dividir a atividade física ao longo da semana e não fazer tudo no mesmo dia. Sessões mais longas devem ser intervaladas com momentos de descanso. Para quem busca benefícios ainda maiores, o tempo pode ser aumentado para 300 minutos de exercício por semana.


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário