Header Ads

Dry Needling na Atividade Física



Você já ouviu algum colega de treino falar do dry needling —ou agulhamento seco? Essa técnica, que vem sendo cada vez mais procurada por praticantes de atividade física para tratar a dor miofascial, tende a ser confundida por muitos com a acupuntura tradicional chinesa, mas é diferente. 

A Dry Needling é uma técnica de agulhamento a seco que tem como proposta essencial reduzir o quadro de dor do paciente em 60 segundos de atendimento. O método surgiu na década de 30 e vem se expandindo por diversas partes do mundo por se mostrar efetivo, eficaz e confiável no tratamento de dores aguda e crônica.

Ela difere de outros tipos de fisioterapia, porque se concentra em estimular esses pontos de gatilho e liberar a tensão, a fim de aliviar a dor.
Quando a agulha é inserida no ponto de gatilho há um aumento de fluxo sanguíneo no local, isso melhora a circulação e oxigenação dos tecidos e, consequentemente, relaxa a musculatura, as fibras tensas são desativadas pelo próprio estímulo mecânico da agulha e assim a dor diminui.

É um método de  estimulação percutanea miofascioneural reflexa que não exige do profissional que a executa, o domínio da complexa ciência da acupuntura e dos seus 365 pontos básicos específicos. Quem a utiliza geralmente o faz como 'mais um recurso' fisioterapêutico para aliviar dores, que podem ser causadas por:
  • Má postura;
  • Excesso de exercício;
  • Movimentos repetitivos;
  • Pancadas;
  • Fraqueza muscular;
  • Desequilíbrio muscular;
  • Incoordenação motora no músculo afetado e nos grupos sinérgicos a ele.
Esta terapia alternativa é usada para tratar disfunções no músculo esquelético, fáscia e tecido conjuntivo. Reduz e restaura os prejuízos da estrutura e função do corpo, levando a uma melhor atividade e participação

O Dry Needling é um excelente recurso na diminuição e até mesmo na resolução de dores musculares, podendo ser aplicado em combinações com outras terapias ou mesmo como uma terapia isolada. Este curso possui Formato que segue as normas do COFFITO, conforme Acórdão n° 481.



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário