Header Ads

7 benefícios do Pilates para o Idosos


O método Pilates para os idosos, é uma das melhores alternativas para o público nessa fase da vida pois combina exercícios com baixo impacto, trabalha os músculos específicos a cada necessidade, a coordenação e o fortalecimento, além da conservação da massa muscular e condicionamento cardiovascular.

O método Pilates tem sido aplicado no atendimento aos idosos, visando tanto a promoção da sua saúde física, como a sua reabilitação em casos de perdas associadas ao envelhecimento natural, que afetam a capacidade de locomoção, o equilíbrio corporal e a força muscular e, principalmente, na realização de atividades diárias complexas.

Saiba 7 benefícios do Pilates para os idosos
  • Alivia dores, pois estar na terceira idade e o simples fato de andar mais depressa, sentar e levantar faz com que se sinta dores e o pilates auxilia no melhoramento do condicionamento para fazer essas movimentações.
  • Alivia o estresse, pois como os exercícios físicos, o pilates libera o hormônio da sensação de bem-estar, fazendo com que você se libere e esqueça os problemas, diminuindo o nervosismo.
  • Como na prática tem muitos exercícios que envolvem concentração, acaba prevenindo lesões, melhora a mobilidade e flexibilidade de todo seu corpo, além de dar uma maior percepção dos movimentos corporais.
  • Os sintomas de depressão são diminuídos, pois você estará fazendo um bem para si mesmo.
  • O peso corporal será mantido, pois quando se envelhece é normal ir perdendo massa magra, com a prática do pilates, você consegue manter essa massa.
  • Fortalece os músculos das pernas e das costas, além de auxiliar no controle do diabetes, artrite, artrose e doenças cardiovasculares.
  • Contribui para o aumento da densidade óssea, o que ajuda a não se ter lesões mais facilmente, ter maior equilíbrio com o seu corpo.
Os benefícios de se praticar pilates são positivos, ainda mais quando se chega na terceira idade. Pratique!

Dica para profissionais:

O Pilates para Idosos é uma atividade que tem características especiais. Então, deixo aqui uma indicação de curso que me ajudou a entender todo esse universo e que facilitou a minha vida. Para trabalhar com segurança, indico um curso duplo excelente: Curso Completo de Pilates e Funcional para Idoso. Clique aqui e saiba mais

Até a próxima


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário