Header Ads

Tipos de Atividades Recreativas



As atividades recreativas são importantíssimas em qualquer acampamento ou colônia de férias, uma vez que podem representar, entre outras coisas, o sucesso ou fracasso do empreendimento; atividades inadequadas, mal escolhidas e mal aplicadas podem prejudicar a percepção sobre o local e a equipe;

Tipos

Podemos classificar as atividades recreativas em:

• Jogos ou brincadeiras.
• Externas ou internas.
• Conforme a segmentação da demanda.

Brincadeiras – são atividades recreativas que se desenvolvem sem competição, não há objetivo em se vencer, apenas prazer em se praticar; tem começo bem definido sendo que o meio e o fim da atividade se confundem, pode não haver finalização formal, terminando quando o recreador definir. Exemplos: músicas com danças, brincadeiras de roda, artesanato, teatro, etc.

Jogos – são atividades recreativas competitivas, nas quais o objetivo é vencer; há começo, meio e fim definidos e termina quando o objetivo é alcançado; há regras explícitas a serem seguidas e arbitradas. Exemplos: gincanas, caças, jogos de tabuleiro, esportes como vôlei, futebol, entre outros.

Externas – são atividades recreativas desenvolvidas em ambientes externos, como campos, quadras, piscinas, mata, etc. Algumas atividades só podem ser desenvolvidas externamente, pois exigem espaço específico, outras podem ser adaptadas para serem aplicadas internamente; procura-se, no entanto, aplicar a maior parte das atividades externamente, em contato com a natureza ou sob sua paisagem, afinal, a maior parte dos participantes de acampamentos e colônias são provenientes de cidades, passam a maior parte do tempo em ambientes fechados, como escolas, escritórios, etc. Exemplos: esportes de um modo geral, caças, gincanas terrestres e aquáticas, etc.

Internas – são atividades recreativas desenvolvidas em ambientes internos (como salões, refeitórios, salas de artes, ginástica, etc.) por opção ou por necessidade, como em dias de chuva ou quando necessitam de equipamento ou material específico que só pode ser encontrado internamente, como os das salas de ginástica. Exemplos: bingo, torneios de jogos de mesa, gincanas culturais, etc.

Lista de Brincadeiras Recreativas

Você pode fazer outras diversas brincadeiras com as crianças, como por exemplo:

Cabo de guerra
Dinâmicas de grupo para crianças
Brincadeiras com Bambolê
Músicas e cantigas de roda infantis
Pintura com as mãos
Cruzadinhas e Bingo
Teatrinho e peças infantis
Gato-mia
pega-pega
pular corda
esconde-esconde
pique -bandeira
amarelinha
caça ao tesouro

Se você estiver com um grupo de crianças que acabou de se conhecer, talvez possa ser útil realizar alguma dinâmica de grupo onde as crianças tenham que se apresentar. Apesar de sempre existirem os mais tímidos na turma, as dinâmicas de grupo ajudam também como atividade de recreação.

Você trabalha ou quer trabalhar com Recreação? Está precisando de atividades recreativas para o seu dia a dia, seja na escola ou em outro lugar?  Vem comigo que posso te ajudar!  Clique aqui agora!


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário