Header Ads

Pliometria no Basquete pode ser usada para arremessos



Os exercícios pliométricos se dão através de sucessivos movimentoscomo saltos ou arremessos e são aplicáveis a diversos tipos de esportes e vários atletas podem se beneficiar do seu treinamento e estes tipos de movimentos são essenciais ao atleta que espera alcançar os níveis mais elevados de desempenho.

No Basquete, com o aumento da estatura dos atletas, novas metodologias de treinamento foram anexadas a preparação física da modalidade e uma delas é a Pliometria que nada mais é que uma forma de exercício que busca a máxima utilização dos músculos em movimentos rápidos e de explosão. Seu conceito baseia-se na exploração do músculo em sequências de contrações excêntricas e concêntricas buscando a otimização do mesmo.

Sendo o basquetebol um jogo de saltos verticais, arremessos e movimentos laterais, é importante que os atletas trabalhem para melhorar as suas capacidades nestas áreas e para maximizar o desempenho, constituindo-se o treino pliométrico como eficaz no desenvolvimento destas técnicas. Inclusive pode-se focar trabalhos pliométricos em membros superiores para passes e arremessos.

Sei que muita gente enfoca o treinamento pliométrico para membros inferiores para aumentar a força e potência, mas a pliometria também pode ajudar na performance nos esportes de arremesso acima da cabeça que requerem força. Tem sido sugerido que a mesma teoria aplicada à pliometria de membros inferiores serve também para membros superiores. Contudo, pelo fato da musculatura dos membros superiores serem menores que nos membros inferiores, alguns estudos recomendam o uso de cargas menores para ativação do clico alongamento-encurtamento.

A pliometria é um tipo de treinamento de força que pode beneficiar o desempenho dos atletas, ajudando no desenvolvimento de ritmo, velocidade, força e até resistência muscular, atendendo os aspectos que preocupam os treinadores e proporcionando baixo custo, eficácia e fácil aplicabilidade, além de reconhecido valor na melhoria dos aspectos explosivos da força. É de fundamental importância o treinador conhecer o conceito e a aplicação clínica da pliometria para poder elaborar um programa de tratamento seguro e eficiente. Exercícios pliométricos são seguros quando supervisionados por profissionais capacitados. Com uma supervisão adequada são mais susceptíveis de impedir, em vez de causar lesões.

Boa sorte!

Duas dicas para quem lida com Treinamento de Basquete


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário