Header Ads

Como é o cotidiano das práticas corporais na escola


Participar de atividades físicas na escola é uma delícia, principalmente quando os exercícios incluem a prática de determinados esportes, formação de times e participação em campeonatos. É uma forma interessante de interagir socialmente e ainda se movimentar. É por esses e outros motivos que a educação física escolar é tão importante.

Mas como é o cotidiano das práticas corporais? Este cotidiano alicerça as práticas pedagógicas nas aulas de Educação Física, à medida que as propostas pelos professores despertarem a criatividade, curiosidade, e o interesse pelo movimento corporéo. Para que surja tal posicionamento de ensino precisamos deixar para trás a discriminação, a rotulação que fazemos sobre as crianças, quando estas realizam algum movimento que não é aquele pré-determinado da forma que queremos que seja feito. Incorporando esta visão perceberemos finalmente que o Ensino da Educação Física trata-se de uma educação voltada ao ser humano, e não um simples treinamento que privilegia apenas o aspecto físico, sem considerar as implicações destas ações em todo em todo o ser.

Partindo dessas reflexões estaremos contribuindo com o processo construtivo da personalidade, pois o movimento manifesta intencionalidades operantes, estando este correto ou incorreto ambos exercem a espontaneidade servindo como aspecto principal para aprendizagem.

Essa compreensão lógica interna e externa das práticas corporais deverá ser construída com os alunos. Não sendo tratado o conhecimento do professor meramente, como o único conhecimento exclusivo de ensino. Mas aos poucos, o aluno poderá integrar a participação de vida no ensino dos conteúdos gerando com assim seu desenvolvimento educacional.

Entendemos que o ensino da Educação Física Escolar é caracterizado por uma transmissão de conteúdos voltados ao corpo, sendo assim sua intencionalidade educacional parte de duas realidades bem distintas que são: Uma Educação Física para o movimento e de outra por uma Educação Física pelo movimento.

Uma Educação Física para o Movimento.

A Educação Física para o movimento é a utilização de atividades físicas, motoras e recreativas, com o objetivo de desenvolver a motricidade geral do educando. Visa o ensino e o aprimoramento das capacidades físicas (força, velocidade, etc.) e capacidades motoras de base (coordenação, lateralidade, noção espacial), bem como habilidades específicas, no que insere as técnicas de movimento. A educação centra-se no movimento.

Uma Educação Física pelo Movimento

A educação pelo movimento é um instrumento do processo de aprendizagem que facilita a transmissão de conteúdos ligados ao aspecto cognitivo. O movimento torna-se então, um meio de aquisição e desenvolvimento de conhecimento desde que os objetivos educacionais possam relacionar a psicomotricidade, a cognição, a afetividade e principalmente a corporeidade.

O objetivo central da educação pelo movimento é contribuir ao desenvolvimento psicomotor da criança, de quem depende ao mesmo tempo também do desenvolvimento de sua personalidade para o sucesso escolar. A educação pelo movimento visa conjugar os fenômenos motores, intelectuais e afetivos, garantindo ao homem melhores possibilidades na aquisição instrumental e cognitiva, bem como na formação de sua personalidade.

E é através do movimento que a Educação Física Escolar integra-se com a construção educativa, pois ambos visam métodos e processos de ensino que objetivam o desenvolvimento global do indivíduo, gerando assim uma Educação pelo movimento.

Hoje é inadmissível que o professor de Educação Física e principalmente o de Educação Física Escolar, seja somente um mero transmissor de movimentos, sem que os conteúdos sejam motivantes ou que despertem o prazer pela prática, a qual deve ser vivenciada significativamente.

Tenha 16 vídeos EXCLUSIVOS que te ajudarão a entender e lecionar CADA VEZ MELHOR NA Educação Física no âmbito escolar. Conheça o Portal Educação Física na Escola.



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário