Header Ads

Benefícios do Pilates para Gestantes



Uma das primeiras coisas que o pilates pode trazer de benefício para uma mulher grávida é a melhora considerável do alongamento dos músculos das costas e das pernas, que sempre ficam mais sensíveis durante a gestação.
Por conta do peso extra, especialmente na fase mais avançada da gestação, a mulher acaba sentindo um desconforto muito grande em sua região lombar, e também em suas pernas.
O pilates trabalha exatamente estas duas questões, permitindo que a mulher tenha mais flexibilidade, já que o alongamento feito com acompanhamento de um profissional pode contribuir em muito para a melhora da qualidade de vida de uma mulher grávida.
Os exercícios de Pilates ajudam a suportar melhor o peso da barriga, combatem o inchaço e ainda facilitam o nascimento no parto normal, além de diminuir o risco de incontinência urinária na gravidez e também no pós-parto.

Ajuda a controlar o ganho de peso durante a gestação

Uma mulher grávida, inevitavelmente, acaba por ter um ganho de peso, especialmente conforme a gravidez for avançando, chegando aos meses mais agudos que desembocam no parto.
Mas é evidente que com o pilates, é possível controlar o ganho de peso de modo realmente eficaz, fazendo com que a mulher tenha apenas os quilinhos a mais que já eram esperados por conta da gestação em si, sem os quilos extras e indesejados, facilitando, entre outras coisas, o processo de emagrecimento pós-parto e ajudando na recuperação.

Ajuda no condicionamento físico

Pois o pilates feito com o acompanhamento de um profissional devidamente gabaritado é capaz de ajudar perfeitamente na manutenção e na melhora do condicionamento físico.
Uma mulher grávida consegue se manter em forma fazendo pilates regularmente, sem exageros, conseguindo manter peso, e conseguindo se sentir mais forte e mais revigorada, eliminando boa parte do cansaço e do esgotamento, que são duas coisas tão comuns nesta fase..

Melhora da circulação e da respiração

Eis duas coisas que uma mulher grávida necessita sempre cuidar: circulação sanguínea e respiração. Pois com o pilates, ela irá conseguir ter as duas coisas em perfeita harmonia e com funcionamento pleno.
O pilates já ajuda na boa circulação do sangue em qualquer fase da vida, mas durante a gestação, ele é preponderante, dando à mulher uma saúde mais equilibrada, e evitando que problemas de pressão arterial alta surjam durante o processo.
Além disto, o pilates durante a gestação também pode ser extremamente benéfico para a respiração, que é melhorada em muito por conta desta prática tão eficiente.

Ajuda o bebê

Pois depois de todos os benefícios que o pilates pode dar às mulheres grávidas, agora nós apontaremos outro benefício que deverá mudar de vez a cabeça de quem ainda possa estar em dúvida quanto a esta prática durante a gestação.
O pilates ajuda e muito na formação do bebê, e inclusive, melhora a oxigenação dele, já que se trata de uma atividade física que deixa a mulher com uma boa condição de saúde em todos os sentidos.
Além disso, a prática regular de Pilates durante a gestação acalma o o bebê por haver uma menor concentração de cortisol na corrente sanguínea da mãe. O cortisol é um hormônio que encontra-se em maior quantidade no sangue quando estamos cansados e estressados.
Portanto, se você ainda tem qualquer tipo de dúvida sobre o pilates durante a gestação, agora você deverá se deixar encantar por esta prática, pois ela também traz benefícios ao bebê me formação no ventre da mulher.
Então, agora que você já sabe tudo que o pilates pode fazer de bom para uma mulher grávida, você deverá consultar um profissional devidamente preparado para a prática e deverá fazer agora mesmo!
Para quem lida com Pilates em Gestantes, algumas dicas:

- Curso Baby PIlates: É um método novo, adaptado pela instrutora Danielle Kühni, que tem como objetivo englobar todos os benefícios do Pilates no puerpério sem a mãe precisar ficar longe do seu bebê.

- Programa Mamãe Saudável - Esse programa é voltado para mulheres que estão planejando a gravidez, gestantes e mamães no pós parto.

- Curso online de Pilates em gestantes -  Acabe com todas as suas dúvidas sobre Pilates para gestantes: atenda alunas gestantes com segurança. Esse curso online tem exercícios, dicas, conteúdo e muita informação direcionado à essa população especial.


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário