Header Ads

Os três melhores pilotos brasileiros da história da fórmula 1


O Brasil continuou a fornecer talentos de primeira linha na Fórmula 1, com uma lista de grandes vencedores de corridas. Produzimos três campeões mundiais, todos eles vencedores de vários campeonatos. Aqui observaremos as carreiras dos nossos grandes pilotos brasileiros.

A próxima corrida do circuito de Fórmula 1 está marcada para 26 de agosto em Spa-Francorchamps, na Bélgica. Observando o site de apostas da Betfair, vemos que Lewis Hamilton está como favorito em 5/4 a vencer a corrida, à frente de Sebastian Vettel, com 13/8.

EMERSON FITTIPALDI

Fittipaldi se tornou o primeiro piloto brasileiro a vencer o campeonato de Fórmula 1, quando conquistou o título em 1972. Com apenas 25 anos de idade, ele também se tornou o mais jovem vencedor do campeonato, um recorde que ele manteve por 33 anos até a vitória de Sebastian Vettel, com apenas 21 anos de idade. Esta primeira vitória de Fittipaldi foi com a equipe da Lotus, antes de ele mudar para a McLaren em 1974.

O brasileiro venceu seu segundo e último campeonato naquele ano pela equipe da McLaren, antes de mudar para a equipe Fittipaldi Automotive, de seu irmão, apenas dois anos depois, no início da temporada de 1976. Ao longo de sua carreira de sucesso no esporte, ele conquistou 14 vitórias e 35 pódios, e sua última vitória foi no Grande Prêmio da Inglaterra de 1975, antes de ele se aposentar em 1980.
Image result for emerson fittipaldi 1975 british grand prix

(Fittipaldi comemora a vitória no Grande Prêmio da Inglaterra de 1975)

NELSON PIQUET

Piquet é nossa segunda maior lenda da Fórmula 1 e é considerado um dos maiores campeões do esporte. Em 1978, ele estreou na Fórmula 1 após o sucesso na Fórmula 3 britânica, na qual ele bateu o recorde de maior número de vitórias em uma temporada. Ele ganhou seu primeiro campeonato mundial em 1981, após o vice-campeonato no ano anterior pela equipe de Brabham. Esse foi o começo de uma carreira fantástica para o brasileiro.

Depois de um fraco período em 1982, ele retornou na temporada seguinte e fez algumas corridas incríveis ao longo do ano, conquistando seu segundo título no campeonato durante o processo, o que o colocou em nível de igualdade com o já mencionado Emerson Fittipaldi.

Ele mudou para a equipe Williams em 1986 e ganhou seu terceiro e último título no ano seguinte, ficando à frente de seu companheiro de equipe Nigel Mansell. Em sua carreira brilhante, ele ganhou 23 corridas do Grande Prêmio e conquistou 60 pódios antes de se aposentar em 1991. Sua última vitória em um Grande Prêmio foi no Canadá, em 1991, e ele terminou sua carreira na Fórmula 1 com um quarto lugar no Grande Prêmio da Austrália de 1991.
(FILE) In Profile: Frank Williams



(Piquet no pódio depois de sua vitória no Grande Prêmio do Brasil de 1986)

AYRTON SENNA

Não há melhor piloto para terminar a lista do que Ayrton Senna, que é considerado um dos maiores pilotos da história do esporte. A influência dele na Fórmula 1 sempre será lembrada e ele ainda mantém o título de quinto maior número de corridas vencidas na história da Fórmula 1.

Ele começou na Fórmula 1 em 1984 com a Toleman-Hart, depois de ganhar o título da Fórmula 3 no ano anterior. Seu primeiro campeonato aconteceu em 1988, quando ele mudou para a McLaren-Honda, no que veio a ser um ano marcante para a equipe, já que eles venceram 15 das 16 corridas.

A McLaren-Honda dominaria o esporte pelas três temporadas seguintes, com o companheiro de Senna, Prost, ganhando o campeonato de 1989, antes de Senna ganhar o campeonato em 1990 e 1991. Esses três títulos mundiais fizeram dele um dos campeões mais condecorados da história da Fórmula 1. Sua última vitória no Grande Prêmio aconteceu em 1993, na última corrida da temporada da Austrália.

A tragédia aconteceu em 1994, no Grande Prêmio de San Marino, quando Ayrton Senna tragicamente perdeu a vida em um acidente enquanto liderava a corrida. Considerado um dos maiores pilotos de todos os tempos, sua morte forçou grandes mudanças de segurança nos carros e nas pistas para evitar futuras fatalidades.

Durante sua carreira, Senna conquistou 41 vitórias e 80 pódios. Em 1993, Senna provavelmente fez a melhor volta que já aconteceu em uma pista de corrida, e ela pode ser vista no vídeo abaixo.



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário