Header Ads

Entenda o que é a sarcopenia e quais os benefícios da suplementação

Entenda o que é a sarcopenia e quais os benefícios da suplementação
A perda de massa muscular não é de inicio aparente para a maioria dos indivíduos, já que se trata de um processo que faz parte do envelhecimento.

Estudos revelam que em pessoas saudáveis, a diminuição da massa magra geralmente inicia-se após os 30 anos de idade com perdas em torno de 1% a 2% por ano. Este processo de diminuição da massa muscular (massa magra) é chamado de sarcopenia, que causa grandes dificuldades na qualidade de vida de todas as pessoas com o avançar da idade.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Gerontologia, a partir dos 60 anos de idade, cerca de 15% dos indivíduos têm sarcopenia e este número cresce após os 80 anos, chegando a 46%.
A sarcopenia é uma das mais significantes alterações fisiológicas associadas ao envelhecimento. Esse processo de perda de massa muscular pode ser desencadeado por diversos fatores e não podemos menosprezar, como alterações hormonais, diminuição de ingestão de proteína e sedentarismo. A sarcopenia causa importantes alterações na mobilidade do idoso, aumento de incapacidade funcional, aumentando a prevalência de patologias articulares como artrose e artrites.

O treino de força é o método de treino mais efetivo para reverter todo esse processo de envelhecimento. A musculação contribui para o ganho de força e hipertrofia nos idosos, melhorando as suas atividades diárias, diminuindo assim o risco de fraturas por quebras.

Um programa alimentar bem elaborado e equilibrado é de suma importância para potencializar os ganhos do treino de força, retrocedendo assim a sarcopenia, alguns suplementos de destacam nesse auxilio de ganho de massa muscular, os mais promissores são a creatina e o whey protein (proteína do soro do leite). A creatina é um dos suplementos mais evidenciados na literatura científica, diversos estudos demonstram que a suplementação de creatina associada ao treino de força resulta na hipertrofia muscular.

A prevenção e o tratamento da sarcopenia envolve a prática de exercícios de resistência, conforme as condições físicas de cada pessoa. Os exercícios isométricos sem movimento, como por exemplo, a prancha de abdómen, ou a cadeira romana, onde o indivíduo se segura sentado encostado à parede com o apoio das pernas sustentando o corpo, esses são recomendados para pessoas que possuem algum problema para movimentar a articulação, como dores no joelho. O exercício da cadeira estática evita sobrecarregar a articulação do joelho e fortalece os músculos dos membros inferiores. 


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário