Header Ads

Benefícios da Educação Física Escolar


A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR é um componente curricular da Educação Básica Nacional, ou seja, deveria estar presente em todos os níveis de ensino, desde a Educação Infantil até o final do ensino médio, em todas as escolas brasileiras e em todos os turnos. No entanto, são inúmeras as instituições de ensino que, deliberadamente, suprimem aulas, atribuem responsabilidades às academias vizinhas (terceirização do ensino) e até, como conhecemos, excluem as aulas, muito especialmente no ensino médio e, sobretudo no período noturno.

A educação física escolar promove muitos benefícios, começando pelo incentivo da pratica de esportes e atividades físicas, como por exemplo:
  • Favorece o desenvolvimento motor;
  • Contribui para a integração social da criança e do adolescente;
  • Colabora para que os alunos adquiram autoconfiança;
  • Melhora a autoestima;
  • Contribui para que o aluno se expresse melhor;
  • Favorece as questões e vivencias sobre o mundo que convivem;
  • Ajuda o aluno a conhecer e a compreender as mudanças e o limite do próprio corpo;
  • Reduz o estresse e as pressões do dia a dia;
  • Coopera para um estilo de vida melhor;
Ao praticar atividades físicas os alunos têm a vantagem de melhorar a saúde e diminuir riscos de doenças como a obesidade, hipertensão arterial, colesterol alto e doenças respiratórias. Além disso, contribui para desenvolver habilidades nos esportes.

A atividade física só nos traz reflexos positivos. Qualquer tipo de atividade que englobe um esforço físico maior terá como resultado uma musculatura mais forte, uma melhor circulação do sangue e um maior consumo de energia. O que resulta em uma série de benefícios para a saúde ao longo da vida. O ideal é começar já, seja lá qual for a sua atividade preferida – caminhada, corrida, natação, futebol, tênis, vôlei, musculação, etc. – e dar um fim ao sedentarismo.

Conheça o Portal Educação Física Na Escola. São 16 vídeos EXCLUSIVOS que te ajudarão a entender e lecionar CADA VEZ MELHOR NA Educação Física no âmbito escolar. E o melhor! Acompanha arquivos, documentos, artigos e vídeos BÔNUS 100% GRATUITOS! Clique aqui!


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

2 comentários

Denise Pirolo disse...

Seria interessante acrescentar que a educação física desenvolve a parte do corpo chamada pensamento. Em especial, o jogo de coordenação ampla, grossa, oportuniza a sintetize de multiplas funções à mente. Assim desenvolve o corpo como um todo (a parte física e mental concomitantemente). Destarte, enquanto a história de jogo é construída pelo participantes funções psíquicas superiores são exigidas em seu conjunto, como: atenção, memória, sequenciação, abstração, criatividade, tomada de decisão, escolha entre alternativas e, entre outras tantas, consciência.

Denise Pirolo disse...

Por isso, a educação física deve primar por arividades de coordenação grossa, sempre.