Header Ads

Exercícios básicos para um treino de Cross Training




Cross training significa treinamento cruzado. Ele combina duas ou mais atividades, com exercícios mais intensos e que geram alto gasto calórico, mas podem ser muito indicados também  na prevenção de lesões.

O profissional utiliza o método cross training (cross training method) com o objetivo de melhorar a força, velocidade, a resistência e o sistema cardiorrespiratório do praticante, com exercícios que não caem na rotina e, assim, mantém o prazer de se exercitar.

Com a realização de atividades funcionais, de alta intensidade, os praticantes melhoram o condicionamento físico, aumentam a definição muscular, dentre outras coisas.

Os exercícios de cross training mais intensos são os mais eficazes porque trazem mais benefícios no processo de emagrecimento, proporcionam alto gasto calórico e são capazes de produzir maior quantidade de enzimas e hormônios que favorecem a oxidação de gordura.

alguns exercícios para iniciantes dominarem (clique sobre o nome do movimento para ver vídeos demonstrativos) no crossfit:

AIR SQUAT
O exercício básico de agachamento é essencial para compreender a postura correta de todo o corpo antes de partir para front squats, back squats ou overhead squats com carga elevada.

PULL UP
Exercício realizado na barra, é o primeiro passo antes dos mais avançados como chest to bar (peito na barra) e bar muscle up. Exige muita força no braço e nos ombros, mas para isso existem algumas adaptações como o uso de elástico. O pull up pode ser feito na forma strict (na força), kipping (com balanço do corpo) e butterfly (movimento contínuo).

PUSH UP
A flexão de braço também é um exercício de força que pode auxiliar em diversos outros movimentos como burpee, pull up e bench press (popularmente conhecido como supino). O push up também auxilia no fortalecimento de braços, ombros e da musculatura peitoral.

DEADLIFT
Também conhecido como "terra", é um dos exercícios básicos do levantamento de peso. Um dos grandes benefícios é o fortalecimento do core, principalmente das regiões lombar e abdominal, muito exigidas em outros movimentos do crossfit.

PRESS
O exercício consiste em levar a barra dos ombros para cima da cabeça com a extensão dos braços. Basicamente, o exercício é primordial para realizar outros como push press, thruster e todas as variações de jerk.

WALL BALL
Além de ser um exercício excelente para a melhora do condicionamento físico e da resistência cardiorrespiratória, o wall ball exige de grande parte da musculatura do corpo (pernas, braços e tronco), colaborando para o fortalecimento das regiões.

KETTLEBELL SWING
O movimento resume perfeitamente o que é o crossfit. Uma mistura de força e condicionamento físico que exige o movimento de todo o corpo do atleta, aumentando a capacidade física e cardiorrespiratória.

BURPEE
Você pode não gostar, mas o grande benefício do burpee está no aumento da resistência cardiorrespiratória devido à rápida velocidade e à grande quantidade de vezes em que o atleta se move da posição horizontal para a vertical.

Você precisa conhecer agora!

Este conteúdo foi elaborado como auxílio para acadêmicos e professores de Educação Física que pretendem trabalhar com seus alunos e clientes, podendo ser individualmente ou na parte coletiva , com atividades físicas voltadas para a promoção de bem estar, saúde, emagrecimento e ganho de massa muscular.








Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário