Header Ads

5 benefícios da Educação Física Escolar







O papel da escola sempre foi proporcionar aos seus educandos conhecimentos e saberes que oportunizem a inserção social. Isto acontece devido a escola oportunizar a apropriação dos saberes historicamente construídos que possibilitam aos alunos participar da vida social em todos os seus aspectos social, cognitivo, político. Fazendo com que os alunos possam entender que suas ações são influenciadas e podem influenciar as relações e interdependência entre seus indivíduos.
Neste aspecto a educação física escolar cumpre papel importantíssimo na escola e também sociedade, pois, se viver em sociedade depende de experiências as aulas de educação física podem com certeza oportuniza-las.
Veja 5 benefícios da Educação Física Escolar

Amplia atividades motoras

As crianças em idade escolar estão em pleno desenvolvimento motor. O esporte amplia as atividades das mãos e pés e faz com que o estudante domine mais o seu próprio corpo. O mesmo acontece com adolescentes, cuja postura fica alterada por conta do crescimento acelerado, causando aquele jeito mais "desengonçado".

Estimula a cognição

Embora a educação física tenha impacto direto sobre o corpo do estudante, é no cérebro que somamos os melhores ganhos. Praticar esportes estimula a memória, lógica, criatividade e o raciocínio. Uma ótima fórmula para melhorar o desempenho do aluno em disciplinas como matemática, química, física e redação.

Detecta problemas de saúde

Muitas crianças têm doenças que ainda não foram identificadas. Mas quando elas começam a praticar a educação física surgem complicações na respiração ou nos batimentos cardíacos, por exemplo. Outros problemas de saúde também podem ser prevenidos, como desnutrição e obesidade.

Melhora a autoestima

Praticar esporte, competir, treinar. Tudo isso faz um bem danado para a autonomia dos estudantes. Consequentemente, há uma melhora na autoestima, que é crucial para que a criança e adolescente sejam saudáveis, sociáveis e aproveitem essa época gostosa que é a idade escolar.

Prepara para a derrota

Tanto a vitória como a derrota são importantes para a formação do caráter de cada aluno. A educação física escolar é importante pois ensina o indivíduo a aceitar e colher os frutos de ambas as situações.

Você não pode perder:

Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
100 planos de aulas + 100 atividades de Educação Física Escolar
Drive Virtual de Educação Física

Tecnologia do Blogger.