Header Ads

Faça exercícios de Pliometria com segurança







O termo pliometria serve para descrever o método capaz de aplicar o que os fisiologistas chamam "ciclo estiramento-encurtamento". Tudo porque nossa musculatura conta com uma certa elasticidade – e, ao ser esticado, todo elástico volta rapidamente para sua posição original.

Os exercícios pliométricos podem ser divididos em: saltos no lugar, saltos em progressão, saltos em profundidade e exercícios para os membros superiores. A intensidade pode ser modificada através da altura do salto, tipo de salto e altura de queda. Dentro destas quatro categorias existe uma variedade de exercícios que podem ser utilizados. É importante frisar que a pliometria não deve ser usada para se 'entrar em forma'", fazendo-se necessário uma fase adaptativa de força antes de adicioná-la ao programa de treinamento, principalmente para a realização de movimentos mais avançados.

Orientações para uma prática segura da pliometria:
  • Deve ser executada por alunos avançados, uma vez que requer força e coordenação muscular.
  • É importante aprender aterrissar antes de fazer pulos grandes, para que os músculos das pernas – e não os ligamentos dos joelhos – absorvam a carga.
  • Pratique sempre em solo firme.
  • Periodize o treino, pois a pliometria, embora muito eficiente, não deve ser realizada durante longo período devido sua alta intensidade e, por consequência, maiores riscos de lesão.
  • Nunca deixe de aquecer antes dos exercícios.
  • Mantenha a concentração. As atividades podem parecer fáceis e até divertidas, mas necessitam de foco como qualquer outra.
  • Atividades para membros inferiores os exercícios podem ser realizadas em progressão, unilateralmente ou nas duas pernas, com ou sem materiais.
  • Fazer alongamento depois da prática também está entre os cuidados com as articulações, assim como o aquecimento.
Os exercícios pliométricos ajudam a desenvolver ritmo, velocidade, força e até resistência muscular. A pliometria, usada corretamente para um propósito específico, pode ser um atributo valioso, bem como para o condicionamento geral e específico de todo seu programa esportivo.


Você não pode perder:

Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
100 planos de aulas + 100 atividades de Educação Física Escolar
Drive Virtual de Educação Física

Tecnologia do Blogger.