Header Ads

Recreação turística na Educação Física


A caracterização das atividades se faz necessária, pois ao planejar tais ações, o profissional do lazer precisa levar em conta os objetivos a que se propõe alcançar. Afinal, esta atividade será contemplada na programação que atenderá as necessidades dos consumidores.
Profissionais de Educação Física destacam setor de Recreação e Lazer como campo de trabalho interessante e dinâmico.
O objetivo é o sorriso, não importa de quem – criança, jovem, adulto ou idoso. O instrumento? Atividades lúdicas que tragam alegria, relaxamento e descontração. Eis o trabalho da Recreação e do Lazer, um campo que tem oferecido boas oportunidades a profissionais de Educação Física de todo o Brasil
A faixa etária é a mais utilizada pelos animadores no momento de se definir uma atividade recreativa.

Recreação infantil: para crianças até os sete anos.
Recreação infanto-juvenil: entre oito e doze anos.
Recreação juvenil: Jovens entre 12 anos e 18 anos.
Recreação mista: ocorre a integração de crianças, jovens e adultos.
Recreação adulta: para maiores de 18 anos ou para aqueles que apresentem porte físico compatível.
Recreação para a maior idade: mesmas atividades dos adultos, porém de forma mais comedida e proporcional à condição dos veteranos.

O espaço determina qual atividade ele irá colocar em sua programação. Para isso, há ambientes externos e internos.

Internas: ambientes fechados como salas de festas; ginásios esportivos; academias; salas de música; leitura; salas de projeção; piscinas térmicas ou naturais; saunas; salões de jogos; salas de jogos eletrônicos e de jogos de mesa; auditórios; espaços culturais; salas apropriadas para as atividades exclusivamente infantis.

Externas: considerados ambientes abertos, geralmente ligados a natureza, como campos de esportes; quadras; playgrounds; piscinas com tobogãs; caminhos e picadas; trilhas; pistas para pouso, karts e competições do tipo cross; ciclovias; lagos; cais.

É grande a contribuição que a Educação Física traz para a recreação. "A formação em Educação Física trouxe uma contribuição principalmente no conhecimento acerca da execução dos jogos e brincadeiras, além da ampliação do repertório das atividades e sua devida organização

Saiba mais sobre essa área de atuação no Curso Online de Animação e Recreação Turística Para atuar na recreação, o profissional deve ter um conjunto de competências e habilidades que passam, necessariamente, pela sua própria sensibilidade em perceber o gosto do público com o qual está lidando, de forma a adequar as atividades programadas. Para fazer essa adequação, é necessário que o profissional tenha, também, conhecimento de diversas técnicas de animação e de intervenção, bem como conhecimentos específicos em atividades físicas, esportes, dança, ginástica, jogos, brincadeiras, entre outros.


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário