Header Ads

Importância da Liberação Fascial no exercício

A fáscia é uma membrana de tecido conjuntivo que recobre todas as estruturas do corpo (órgãos, músculos, tendões e ossos), proporcionando apoio e proteção. E conforme vamos nos exercitando e fazendo os movimentos naturais do nosso dia a dia, a fáscia muscular pode sofrer lesões, que se não forem curadas corretamente podem levar a aderências – e essas aderências, por sua vez, impedem que o músculo trabalhe livremente como deveria, causando dor e desconforto.
Portanto,  a ideia da liberação miofascial é permitir que os músculos voltem à sua total funcionalidade, livres de aderências e dores.
Liberar a tensão miofascial ajuda a resolver problemas de assimetria. Para quem trabalha com exercício físico, é importante ter em mente que mesmo que se corrija alguns problemas de movimento, sem liberar a tensão surgirão novas compensações e lesões. Então esse é um passo essencial. Outro benefício da liberação é a melhora do controle motor.
Dentre os benefícios, aqui estão os principais:
  • Auxilia a soltar as aderências, permitindo que o músculo trabalhe melhor, sem limitações.
  • Ajuda a desfazer nós, tensões e pontos gatilhos em seus músculos.
  • Previne lesões
  • Melhora a amplitude dos movimentos.
  • Melhora a dor muscular.
A liberação das tensões e importante para melhorar a tensão do excesso de exercício.  É importante lembrar que quando se encontra aquele ponto mais dolorido, encontrou-se o ponto gatilho. Se o aluno continuar sentindo dor ou incômodos, é preciso liberar mais aquela região específica. Sempre avalie aluno por aluno e evite aplicar sempre o mesmo procedimento pra todos. Cada aluno tem o seu limite e suas características.
Bom trabalho!
UMA DICA:
Para ter variedade de exercícios funcionais, você precisa conhecer o guia com 200 exercícios de Treinamento Funcional. Além desses exercícios, o guia ensina como a montar o treino de funcional de maneira perfeita. Clique aqui e conheça!



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário