Header Ads

Fisiologia do Exercício e Treinamento Funcional para melhorar sua saúde


http://www.justrunlah.com/wp-content/uploads/2016/07/Crossfit-4-1.jpg

O treinamento funcional é um método de treinamento que tem por objetivo melhorar as capacidades funcionais do indivíduo. E para entender como esse tipo de treinamento age o seu corpo, é preciso associar conhecimentos de Fisiologia do Exercício.

A fisiologia do exercício é uma área do conhecimento que investiga como o organismo funciona quando indivíduos saudáveis ou com doenças se exercitam, desde movimentos mais simples até atividades de alto impacto. Proporciona o estudo de como as funções humanas são reguladas e integradas durante o exercício em meio ambiente diferenciado, em que podem dizer que cada pessoa apresenta uma resposta diferente quanto ao efeito do meio climático, ou seja, frio e também para cada esporte, cada atleta, que dependendo de sua posição, tem que ser trabalhado de forma especifica do atleta de futebol, onde atua a fisiologia do esporte.
É importante saber que treinando funcionalmente você melhora a postura e o bom equilíbrio em todos os membros, assim aperfeiçoando toda a forma "definição'' do corpo, otimizando seu desempenho para as tarefas que está treinando e reduzindo lesões degenerativas e dores.
Trata-se de um método de treinamento que tem por objetivo melhorar as capacidades funcionais do indivíduo. Os exercícios requerem uma ativação constante do "core", o qual é a base para todos os movimentos que realizamos. Ele é composto pela musculatura do quadril, abdômen e lombar e é dele que se gera a força para fazer os movimentos com maior eficiência, de forma que auxilie na prevenção de lesões.
Como exercícios funcionais não utilizam máquinas de peso fixo, a base são movimentos naturais e o peso do próprio corpo. Seja qualquer idade, sexo, peso, todos podemos treinar funcionalmente. Hoje, as academias, praças e galpões especializados esse tipo de treinamento.
Comece a integrar esses exercícios em suas sessões. Com um bom treinamento seu corpo irá desenvolver e se adaptar aos novos estímulos, melhorando sua saúde e ganhando uma qualidade muscular.


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário