Header Ads

Saiba mais sobre o Strong Funcional


A IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO FUNCIONAL | Liceu Botucatu - Anglo
 
Strong funcional é uma modalidade desenvolvida em cima das técnicas de strongman e de circuitos funcionais que promete trabalhar o corpo inteiro e ser eficaz para todos os objetivos e tipos de pessoas. 

O princípio do strong funcional é a busca de uma melhor qualidade de vida, propiciando bem estar, melhoria no condicionamento e na parte estética. É um treino completo que visa todas as capacidades físicas.

Clique aqui para ter mais de 100 exercícios de Treinamento Funcional

O strongman é um esporte em que o praticante usa força, resistência e habilidade para levantar, arrastar e transportar objetos de formas irregulares, como cangalha, log, cilindros, pneus, entre outros. Já no treinamento funcional, o indivíduo executa diferentes sequências de exercícios sobre bases instáveis, como bolas e pranchas, acionando os músculos como um todo, desenvolvendo coordenação, flexibilidade, agilidade e a capacidade respiratória, além de queimar calorias.

O treinamento tem algumas semelhanças com o crossfit, mas os treinadores do espaço explicam que há diferença. O crossfit é uma modalidade de treinamento funcional de alta intensidade que se tornou um esporte. O objetivo é cumprir o WOD, sigla em inglês para treino do dia, custe o que custar. É realizado em séries que duram de 5 a 25 min em grupos onde todos fazem o mesmo WOD independente do nível de quem faz o exercício. Trabalha muito o condicionamento físico, com ênfase na resistência. Já o strong funcional é uma modalidade desenvolvida tendo o strongman e o treinamento funcional como base. É um treino completo, pois visa todas as capacidades físicas de uma pessoa. São utilizados alguns equipamentos diferentes trazidos do strongman como, por exemplo, cangalha, log e pneus. Os treinos são coletivos, mas preparados individualmente respeitando limitações e objetivos do praticante.

Um treino de strong funcional dura entre 45 a 60 minutos. As atividades consistem em blocos de exercícios que combinam de dois a quatro exercícios cada. O tempo de descanso entre um bloco e outro varia de acordo com o objetivo do aluno. Os treinos são individualizados, mesmo sendo feito em grupos.

Não há nenhum pré-requisito para iniciar o Strong Funcional, a não ser vontade de fazer uma atividade dinâmica e divertida. Todas as pessoas podem fazer, desde os iniciantes aos mais avançados, pois os treinos são planejados de forma individual, respeitando limitações e a evolução do aluno..

Informações colhidas aqui e aqui


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário