Header Ads

Cuidados na escolha de atividades na Educação Física Escolar




A Educação Física na escola é responsável, dentre muitos aspectos, pelo desenvolvimento motor das crianças, vale ressaltar também a importância do exercício físico para a saúde, uma vez que combate ao sedentarismo, obesidade, diabetes e problemas cardíacos.

Dentro desse aspecto, na escola e na vida, o esporte ajuda na interação e na sociabilidade entre os alunos e permite que conheçam e respeitem as diferenças e aprendam a importância do trabalho em equipe. Os benefícios são físicos e psicológicos. Além de fortalecer ossos e músculos, a prática de esportes ajuda na concentração e na coordenação motora.

O professor de Educação Física tem várias modalidades esportivas para trabalhar esse aspectos. Se formos falar das mais conhecidas, tem o futebol, futsal, voleibol, basquete, handebol dentre outras. As regras e os fundamentos destas modalidades vão fazer com o que o desenvolvimento das atividades traga uma série de ensinamentos e benefícios para os alunos.

O professor de Educação Física pode até não saber tudo de todos os esportes existentes mas uma vez decidido a dar uma modalidade esportiva como matéria dentro da escola, é fundamental que saiba os fundamentos, exercícios para etapas do jogo como parte ofensiva e defensiva além de regras básicas. Uma forma de aprender esses fundamentos para ensino é o uso de aulas de esportes em videos da modalidade escolhida. E nisso a DVDs Sports por de tte ajudar. São dezenas de aulas de vários esportes para aprendizado.

É importante, ao escolher a modalidade esportiva que vai ser o conteúdo na escola, seguir alguns passos. O primeiro passo é identificar um esporte para ser trabalhado - o importante é que ele faça parte do cotidiano da turma. Inicie o diagnóstico com uma roda de conversa. Pergunte: quais esportes conhecem? Quais praticam? Quais podem ser feitos na escola?

A escolha do esporte traz grande motivação para a turma e o professor deve utilizar essa escolha a seu favor.

Até a próxima!




Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário