Header Ads

Use exercícios para prevenir dores nas costas


http://www.dicasdemulher.com.br/wp-content/uploads/2014/09/exercicios-para-aliviar-dores-nas-costas-3.jpg

Já está mais do que na hora das pessoas saberem que o exercício físico é uma ótima saída para quem tem dores nas costas. Tudo bem que essas dores podem ser passageiras mas sempre é bom preveni-las.

Composta por uma série de ossos, chamados vértebras, a coluna é uma estrutura sensível com diversas funções, entre elas proteger a medula espinhal, suportar o peso do corpo, sustentar membros como a cintura pélvica e dar flexibilidade e mobilidade. Ela é dividida em cinco regiões: cervical, torácica, lombar, sacro e coccígeas.

A região lombar costuma ser a campeã de reclamações. Há quem diga que, em número de visitas ao médico, ela só perde para o resfriado. Apesar de ser muito comum, é um problema que, quase na maioria das vezes, se resolve espontaneamente, ou seja, sem precisar de tratamento ou medicação.

Excesso de peso, sedentarismo, má postura, esforço repetitivo podem ser uma das causas da dar. Mas se o incômodo durar mais do que duas semanas, é bom procurar um médico ou fisioterapeuta. Dor nas costas após um trauma ou que acompanhe sintomas como febre, perda de peso ou fraqueza muscular devem ser analisadas o quanto antes por um especialista.

A prática regular de atividade física é muito benéfica para quem sofre com dores nas costas. Porém, por ser um esporte de impacto, a corrida pode sobrecarregar ainda mais a coluna caso o atleta não esteja devidamente preparado. É fundamental que o corredor faça um bom trabalho de fortalecimento do core para atenuar o impacto. Usar um tênis apropriado à sua pisada e investir no alongamento também ajudam a prevenir dores nas costas.

Cada caso é um caso e, por isso, essa decisão deve ser tomada junto com um especialista e sob a supervisão de um treinador. Pacientes com hérnia de disco, por exemplo, devem evitar exageros para evitar crises de dor aguda e a piora do quadro clínico.

Por isso, é sempre bom ter um profissional de educação física orientando a prática da atividade física. A prevenção para que essas dores não apareçam/piorem é fundamental para uma boa qualidade de vida.

Até a próxima!


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário