Header Ads

4 cuidados antes de começar um treinamento






Começar ou mudar um treinamento é sempre uma decisão difícil porque é uma coisa que pode interferir com a rotina diária, com o humor e com o bem-estar no geral. Contudo, antes de decidir pela mudança e começar um novo plano de treinamento, há que ter em mente algumas regras para evitar que o novo plano de treinos seja um martírio e apenas mais um motivo para fugir a sete pés do exercício físico.

Vamos falar sobre 4 cuidados para evitar que essa mudança seja ruim:


1 – Começar devagar. Quando se está algum tempo sem treinar ou se adquire uma nova rotina de exercícios, começar devagar é o melhor conselho que se pode ter em conta. Além de ajudar a prevenir lesões, seguir o plano de treino pausadamente e sem exageros ajuda a ainda a evitar uma condição chamada dor muscular tardia, aquela sensação de tensão e dor que acontece dois dias depois de treinar. O risco de inflamação é ainda menor quando se começa devagar, ou seja, quando se treina apenas duas ou três vezes por semana no primeiro mês do novo plano de treino e respeitando sempre as indicações primeiramente dadas pelo instrutor.

2 – Não tentar compensar o tempo perdido. Embora seja tentação para muita gente tentar compensar a falta de um treino dobrando outro, não é o ideal a se fazer. Cuidado com as lesões que podem aparecer e atarapalhar o andamento no novo treinamento.


3 – Não fazer exames e análises antes de começar a treinar. Quem parou os treinos apenas para ir de férias, não tem que se preocupar com o coração (a não ser que tenha um histórico de complicações), mas as pessoas que começam agora a apostar na atividade física não podem, de todo, ignorar o estado deste órgão. Fazer alguns exames de rotina antes de iniciar o plano de treinos é uma forma de prevenir males maiores.


4 – Zelar pelo sistema imunitário. Enquanto o treino moderado é aliado do sistema imunitário, deixando-o forte e capaz de lutar contra agressões externas, o treino em excesso ou que exija um grande esforço físico pode ter um efeito contrário, reduzindo o número de células brancas, o que deixa o sangue enfraquecido.

Os cuidados devem ser observados para o inicio de um novo treinamento não seja um pesadelo.


Até a próxima!

Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário