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Vitaminas essenciais para a saúde das mulheres






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Manter uma alimentação saudável diária é importante para o bom funcionamento do corpo. Em uma refeição balanceada é onde se encontram as vitaminas, que são essenciais para a saúde e o bem-estar da mulher. Conforme a idade, as necessidades podem mudar.
A falta de vitaminas provoca cansaço, perda de cabelos, unhas fracas, anemia e diversas outras doenças que alteram a vitalidade do corpo.
Nas farmácias é possível encontrar diversos complexos vitamínicos para mulheres. Mas para que quem mantém uma alimentação equilibrada não necessita de reforço.  Comer corretamente significa consumir diversos alimentos, principalmente de cores diferentes, para obter todas as vitaminas que o corpo precisa.
Acaba sendo arriscado comprar complementos por conta própria. Seria interessante o uso para quem segue dieta restrita, por exemplo, os alérgicos aos alimentos que contêm vitaminas do complexo B. Outra dica importante antes de consumir é consultar um médico para saber quais vitaminas estão em falta no organismo.
Listamos as vitaminas essenciais para as mulheres e em quais alimentos você pode encontrá-las.
B1 – ajuda o corpo na produção de células, no organismo e protege o sistema imunológico.
Você pode encontrar em: vegetais escuros, carne vermelha, peixes, leite e ovos.
(Foto: Divulgação/Anderson Pedro)

B6 – produz serotonina, melatonina e norepinefrina que previne enjoos, má formação do feto durante a gravidez e evita ainda a depressão pós-parto.
Você pode encontrar em: peixe, cereais integrais, amendoins, nozes e castanhas.
(Foto: Reprodução/Instagram)
B7 – também conhecida como vitamina da beleza, deixa com a pele e cabelos saudáveis, unhas fortes e auxilia os diabéticos a controlar o nível de gordura e glicose no sangue.
Você pode encontrar em: frango, peixe, batatas, couve-flor, cenoura e nozes.
(Foto: Divulgação/Anderson Pedro)

B9 – ou ácido fólico, é importante para as mulheres antes e durante a gravidez para evitar má-formação do bebê.
Você pode encontrar em: folhas verdes escuras, beterraba, salmão, feijão, leite e trigo.
(Foto: Divulgação/Anderson Pedro)

B12 – trabalha junto com a vitamina B9 na produção de células vermelhas no sangue e a auxilia no funcionamento e desenvolvimento do sistema nervoso.
Você pode encontrar em: alimentos de origem animal, como carne vermelha, peixes, mariscos, ovos, laticínios, carne bovina e suína.

Vitamina C – auxilia na formação do colágeno, reforça a imunidade, acelera o processo de cicatrização e é fundamental na formação de células vermelhas.
Você pode encontrar em: frutas cítricas, como laranja e kiwi, goiaba, morango, couve, tangerina e melancia.

Vitamina D – diminui os sintomas da TPM, protege a visão, mantém os ossos fortes por ativar o cálcio e o fósforo. Apenas a ingestão não é o suficiente.Você precisa se expor ao sol para metabolizar a vitamina D no organismo.
Você pode encontrar em: peixe, leite, ovos e fígado.

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