Header Ads

Step e as lesões no joelho


http://correiodabeiraserra.com/wp-content/uploads/2015/06/treino.jpg


O step conquistou milhões de praticantes nos cinco continentes, fascinados pela simplicidade e eficiência que caracterizam a modalidade, e hoje, dez anos depois, é sem dúvidas a atividade coletiva mais praticada no planeta, e seus benefícios quanto ao condicionamento cardiovascular são mais do que comprovados.

Com a evolução das coreografias, foram incluídos na prática muitos giros, pivots, nas coreografias, e infelizmente algumas vezes, sem nenhum critério prévio.

Além desses movimentos exigirem uma técnica apurada de execução, os mesmos ainda induzem os joelhos à rotação. Não poderemos esquecer, que esta articulação foi naturalmente dimensionada para os movimentos de flexão e extensão, além da pequena rotação interna e externa somente quando em 90 graus.

Outro fator importante de segurança no step, relaciona-se ao uso de plataformas muito altas. Quando o ângulo formado entre perna e coxa ultrapassa os 90 graus, observa-se como consequência o que tecnicamente denominamos de "gaveta", e que sem dúvidas representa o principal mecanismo de lesões do ligamento cruzado anterior.

Quando o Step é praticado corretamente poderá trazer uma série de benefícios ao praticante, inclusive aumentando a força dos músculos dos membros inferiores, e também a estabilidade das articulações deste mesmo segmento. O que ocorre, é que a médio / longo prazo, o emprego de técnicas inadequadas de stepping ( subida e descida ), poderão sim, proporcionar sérios danos aos que praticam a modalidade com maior regularidade.

O mais importante, é que ninguém deixe de frequentar as aulas de step, mas que todos saibam escolher bons professores.



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário