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Saiba mais sobre a Doença Celíaca




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Doença celíaca é uma doença do sistema imunológico causada pela ingestão de glúten da dieta. Antigamente era considerada uma doença rara, que ocorria apenas na infância, mas atualmente se sabe que ela ocorre em cerca de 1% da população e pode ser  descoberta também em pacientes adultos. O seu diagnóstico tem sido cada vez mais frequente, e isto decorre da disponibilidade mais ampla da realização de testes laboratoriais nos pacientes com suspeita clínica da doença ou em familiares de pacientes que tenham a doença.

O celíaco pode apresentar diversos sintomas que variam conforme a apresentação clínica da doença. Além de estar associada a outras patologias como diabetes mellitus e síndrome de Down, essa doença é um fator de risco para osteoporose e alguns tipos de câncer. O tratamento consiste na retirada do glúten da dieta por toda a vida. Na doença celíaca, o glúten ingerido causa uma inflamação na parede do intestino, fazendo com que ele diminua a capacidade de absorver os nutrientes, e não só o glúten, mas também outras proteínas como gorduras, carboidratos, vitaminas e minerais.

É importante seguir uma alimentação saudável e equilibrada, com 5 a 6 refeições diárias e ingestão de aproximadamente 2 litros de água/dia. Consuma verduras e legumes no almoço e no jantar, começando as refeições como uma bela salada e depois incluir uma verdura/legume refogado. Dê preferência para os alimentos integrais, como arroz integral, pão integral, biscoitos integrais, pois são ricos em fibras. As fibras melhoram a função intestinal, auxiliam no controle dos níveis de colesterol e da glicemia, além de promoverem maior sensação de saciedade. Diminua o consumo de açúcares e doces em geral. Quando estiver com vontade de comer algum doce, prefira os que são à base de frutas e evite o consumo de alimentos enlatados e embutidos, pois contêm muito sódio, gordura e conservantes. Fique atendo ao modo de preparo dos alimentos, dando preferência para as preparações cozidas, refogadas, assadas ou grelhadas. Utilize temperos naturais para dar sabor aos alimentos, como ervas e condimentos, evitando assim os temperos industrializados e até mesmo o sal em excesso. Além disso, pratique atividade física regularmente.

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Sobre - Educação Físicaa

Professora de Educação Fisica, pós-graduada em Treinamento Desportivo e que tem atuação em Educação Fisica Escolar, Avaliação Fisica e Personal Trainer. Twitter: @educacaofisicaa
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