Header Ads

Musculação para saúde e reabilitação

http://s2.glbimg.com/VhM1AAZUYtQjHNaCCJxxJniT63M=/36x43:1920x1130/690x398/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2014/10/27/img_1467.jpg

Musculação é um termo que se refere à prática dos exercícios resistidos, geralmente realizados com pesos. Atualmente são reconhecidos efeitos da musculação promotores de saúde geral superiores a outras formas de exercícios. Os músculos esqueléticos são hoje considerados órgãos endócrinos: ao serem ativados produzem substâncias chamadas miocinas. Estas substâncias combatem o estado inflamatório basal característico do sedentarismo e que está implicado na origem das doenças cardiovasculares, diabetes do tipo 2, câncer do colón e das mamas, entre outras situações patológicas.

A atividade física é o mais importante fator para evitar mortes por todas as causas e a explicação parece ser a produção de miocinas pelos músculos. A musculação tem sido identificada como o exercício mais eficaz para diminuir o estado inflamatório basal do organismo.

Outros efeitos dos exercícios com pesos são conhecidos há mais tempo. Nenhum tipo de exercício é superior à musculação para os objetivos de fortalecimento dos músculos, tendões e ossos. Com isso consegue-se o importante efeito de proteção e alívio das articulações, saudáveis ou doentes. Por outro lado, na musculação os exercícios são facilmente adaptáveis para a presença de doenças ou lesões, permitindo a seleção adequada das posições, dos movimentos e do grau de esforço.

A musculação pode ser mais suave do que caminhar e é ferramenta clássica da fisioterapia. Importantes efeitos terapêuticos têm sido documentados em relação a doenças como as artroses, artrites, desgastes dos discos em discos vertebrais tendinites, instabilidades articulares, osteoporose, obesidade, hipertensão arterial, diabetes, entre outras.

Embora seja muito utilizada no treinamento desportivo e para pessoas que queiram modelar o corpo,  a musculação também está sendo muito preconizada para idosos, com as devidas adaptações, porque consegue reverter rapidamente e com segurança muitos dos efeitos indesejáveis do envelhecimento sedentário.

O importante limite profissional entre a Educação Física e a Fisioterapia, neste caso, está na presença da dor vinda da queixa principal. Enquanto houver dor, a atuação do Fisioterapeuta se faz necessária.


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário