Header Ads

Hidropilates ajuda na reabilitação e é ótimo para idosos

http://www.relajacionsinestres.com/wp-content/uploads/2013/08/hidropilates.jpg

Hidropilates é uma técnica  baseado em um programa de exercícios, com fins de reabilitar, condicionar e prevenir, é executada em meio aquático através dos conceitos e princípios criado por Joseph Hubertus Pilates, dentre eles estão o centro, respiração, controle, fluidez, precisão e concentração.

Curso online de HidroPilates

A prática é indicada para pessoas que sofrem de lesões ou problemas musculares. Na terceira idade a modalidade pode amenizar dores de algumas doenças  e melhorar os movimentos cotidianos. Ele é interessante porque possibilita que pessoas que têm dificuldade de movimentação em solo possam realizar os exercícios. Ele relaxa, aumenta a flexibilidade, o controle do corpo e trabalha a musculatura, sem provocar sobrecargas no organismo.

Para as pessoas com algum tipo de patologia são usados acessórios na aula, como coletes que dão sustentação à coluna durante a prática, por exemplo, no caso de hérnia de disco.

 Os exercícios utilizados no hidropilates representam uma variante dos exercícios tradicionais de pilates, e são particularmente direccionados para o desenvolvimento da flexibilidade muscular e da coordenação respiratória. A redução da resistência causada pela água possibilita uma execução mais ampla e fluida de todos os movimentos, contribuindo assim para um aumento considerável da flexibilidade das articulações. No caso da prática ser efectuada numa piscina aquecida, o relaxamento muscular provocado pela alta temperatura também contribuirá para resultados muito superiores àquelas que poderiam ser atingidos fora de água.

Benefícios da prática do Hidropilates:

Aumento da resistência física
Obtenção de músculos firmes, fortes e alongados;
Ganho de flexibilidade; Relaxamento e bem estar;
Fortalecimento abdominal, órgãos internos e controle respiratório;
Maior mobilidade articular
Estimulação do sistema circulatório e maior oxigenação do sangue
Correção postural
Controle do movimento, coordenação motora e equilíbrio;
Maior tolerância e alívio do estresse;

Praticado em piscina aquecida, em torno de 27 graus, a temperatura da água é outro ponto positivo, já que promove o relaxamento da musculatura e melhora na flexibilidade, aumentando a amplitude dos movimentos. A água permite fazer determinados movimentos com leveza e graciosidade, que nem sempre são conseguidos no solo.



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário