Header Ads

Características da Ginástica Localizada


http://www.fitwellnh.com.br/web-files/uploads/site/postagens/2/galeria/f-0033.jpg


A ginástica é um importante e relevante veículo para o alcance da saúde, em toda a sua plenitude,pois a mesma oferece benefícios físicos, sociais e psicológicos. Destacaria a ginástica localizada e suas variações como step/local,  jump/local, como a mais importante representante entre as outras modalidades de ginástica, a representante que melhor desenvolve as principais qualidades físicas relacionadas a saúde.

Para ser saudável é fundamental que o indivíduo tenha uma boa aptidão física, onde esta seria a capacidade de realizar esforços físicos sem fadiga excessiva, garantindo a sobrevivência de pessoas em boas condições orgânicas no meio ambiente em que vivem. Os componentes da aptidão física englobam diferentes dimensões, dimensões voltadas  para a saúde e abrangendo um maior número de pessoas, valorizando as variáveis fisiológicas (qualidades físicas) como potência aeróbica máxima, força, flexibilidade e componentes da composição corporal, podendo voltar-se também  para as habilidades desportivas em que as variáveis, tais como agilidade, equilíbrio, coordenação motora, potência e velocidade, são mais valorizadas, objetivando o desempenho desportivo.

Dentre as qualidades físicas  acima citadas venho destacar a inegável relevância da força na vida das pessoas. Inúmeras situações do nosso cotidiano utilizam a força em menor ou maior intensidade. Ao levantar-se da cama, sentar-se em uma cadeira ou a simples ação de carregar sacolas evocam a força muscular para a realização das mesmas.

A ginástica localizada oferece um gasto calórico alto. Normalmente essas aulas em circuito têm várias repetições com intervalos curtos. As cargas aumentam a potência, resistência, velocidade e a força, oferecendo after burn (o estímulo de intensidade variada acelera o metabolismo, oferecendo 12 horas ou mais de gasto calórico em descanso). Esse é um dos lucros dessa atividade física.

A resistência mais comum são os pesos, mas também é possível utilizar resistência hidráulica, eletromagnética, molas, elásticos e outros. Na ginástica localizada utiliza-se o peso do próprio corpo e /ou equipamentos, a ação da gravidade, com auxílio da música para o desenvolvimento e/ou manutenção da força e resistência muscular localizada. A ginástica localizada é o treinamento de força realizado de forma coletiva, onde muitas vezes utiliza-se movimentos integrados sem descartar os isolados (localizados) e devido a sua ampla exploração de recursos (halteres, caneleiras, barras, colchonetes, etc) e possibilidades de movimentos (amplitudes parciais, completas) acaba ganhando características comuns ao treino funcional sem perder a eficiência comprovada dos exercícios resistidos.

Esse tipo de ginastica é realizado com alguns movimentos repetitivos e focados diretamente em determinados grupos musculares, lembrando que cada seção deve ser separada com um pausa, para dar descanso aos músculos. Todo o trabalho é para dar definição em graus intensos aos músculos.

Use e abuse dessa modalidade, sempre tomando cuidado com as lesões. Até a próxima!


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário