Header Ads

3 dicas para evitar a fadiga esportiva

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiaNwap7c42o5-HbJMFztFxN4yOmUSrZfYKU66NWlACKOWs_Ya8hDfzHTUoQYU6n6fmtjyVtIjq5WtezNMGgf2flBekZhE20QtavByXJDKOWeO0dgxzaOxP7dU3r6SajtCEUgPJHgIvv1c/s1600/fadiga-muscular+2121.jpg

Esportistas, corredores e fanáticos por academias são capazes de treinar de cinco a seis vezes por semana. Todos correm o risco de sofrer de fadiga esportiva, também conhecida como overtraining, um mal que compromete o desempenho e reduz a capacidade de recuperação do organismo após o treino.

Qualquer pessoa que treina em excesso corre o risco de desenvolver essa síndrome, que provoca alterações fisiológicas como: dores musculares, cansaço constante, fraqueza, alterações no ritmo cardiorrespiratório, falta de coordenação e o desejo de abandonar o exercício. Quando a síndrome se torna crônica, também podem ocorrer sintomas psicológicos como irritabilidade, alterações no sono, perda de peso, queda súbita de rendimento, falta de concentração e atenção.

Como detectar a fadiga esportiva?

Os sintomas da fadiga esportiva variam de pessoa para pessoa. O excesso de exercícios, aliado à falta de descanso e à má alimentação, geram uma série de carências e alterações que podem se manifestar das seguintes formas:

– Cansaço excessivo, falta de interesse nas tarefas cotidianas e falta de pique para treinar.

– Redução do rendimento esportivo e recuperação lenta depois do treino.

– Lesões, dores musculares e articulares.

– Aumento da frequência cardíaca em estado de repouso e do nível de lactato.

– Dificuldade para dormir, relaxar e se concentrar. Instabilidade emocional.

– Náuseas, mal-estar estomacal, perda de apetite e de peso.

– Predisposição a infecções, sobretudo respiratórias.

Dicas para evitar o overtraining

A fadiga esportiva não surge do dia para a noite, mas é um processo que pode levar semanas e até meses para se desenvolver. Confira algumas dicas para evitá-la.

– Ter um sono repousante é fundamental: dormir menos de oito horas por dia pode comprometer o desempenho. O descanso adequado garante melhores resultados para o atleta. O ideal é treinar dois dias seguidos e interromper o treinamento no terceiro dia para que o organismo se recupere. Da mesma forma, a cada três meses de treinamento, é aconselhável parar uma semana inteira para descansar.

– Fique atento à alimentação e à hidratação: Uma alimentação deficiente reduz o rendimento quase de imediato. Uma dieta equilibrada deve conter fibras, proteínas, carboidratos e gorduras. Já uma alimentação rígida demais, com pouca ingestão de carboidratos, afeta diretamente o desempenho durante os treinos. A hidratação constante também é essencial para manter o corpo saudável e ativo. Beba bastante água durante o treino e também ao longo do dia.

– Controle a frequência do treinamento: Ajustar a frequência com suas possibilidades físicas e se submeter a um treinamento específico para o esporte que você pratica são as melhores estratégias para aumentar a resistência e não sofrer de fadiga esportiva.

Outros aliados são os métodos de relaxamento e respiração, os exercícios de aquecimento e alongamento, e técnicas como hidroterapia, termoterapia e massagens.

A matéria foi originalmente publicada em Discovery Brasil.


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário