Header Ads

Entorse de tornozelo e corredores: mais comum que se imagina

http://www.triboo.pt/image-gallery/95140527828314-Entorse-do-tornozelo-na-corrida.png

Quem nunca torceu o pé praticando a corria que atire a primeira pedra. Lesão "corriqueira" para praticantes de corrida, é preciso tomar cuidado com as entroses principalmente se elas se repetem.  Há de se tomar cuidado com lesões de tendões (estiramento e rupturas) e cartilagem (estrutura que recobre a face articular dos ossos).

O tipo de lesão mais comum (em torno de 85%) é a inversão do pé, ocorrendo um deslocamento brusco entre os ossos que compõem a articulação. E há vários graus; A grau 1 ou leve, quando ocorre o estiramento ligamentar; grau 2 ou moderada, lesão ligamentar parcial e a grau 3 ou grave, lesão ligamentar total", detalha.

É importante lembrar que o tipo da pisada é importante, pois pode determinar seus riscos. Pessoas com pisadas hipersupinadas e retropé varo (aquele calcanhar torto, com sobrecargas na borda de fora) favorecem o entorse e inversão, que é o tipo mais comum de entorse.

Uma vez sofrida a lesão, é indicado o repouso por três dias para quem sofrer a lesão. Aplicação de gelo e uso de antiinflamatórios promovem a diminuição da dor e do edema. Se a suspeita for de fratura, radiografias devem ser feitas.

A primeira medida a ser tomada é elevar o pé e colocar gelo na região durante vinte minutos. Este procedimento diminuirá a dor e controlará o inchaço. Um médico deve ser consultado para o diagnóstico preciso da lesão e orientação do tratamento. Em alguns casos, há ruptura dos ligamentos laterais do tornozelo, mas, na maior parte das vezes, o tratamento não é cirúrgico.

O fortalecimento da musculatura do tornozelo é muito importante após o período de repouso necessário para a recuperação das lesões. Sem essa medida, o tornozelo fica instável, o que aumenta o risco de novas entorses e de tendinite nos músculos.

Exercícios para a melhora do equilíbrio também são importantes, pois a propriocepção - percepção do próprio corpo, incluindo a consciência do movimento dos membros e das mudanças no equilíbrio - do tornozelo fica comprometida após esse tipo de lesão. O retorno à prática de atividades físicas deve ser progressivo, mas, com os cuidados adequados, o tornozelo estará seguro e preparado para a volta aos treinos.


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário