Header Ads

O desenvolvimento motor






O desenvolvimento motor é considerado como um processo sequencial, contínuo e relacionado à idade cronológica, pelo qual o ser humano adquire uma enorme quantidade de habilidades motoras, as quais progridem de movimentos simples e desorganizados para a execução de habilidades motoras altamente organizadas e complexas. (HAYWOOD e GETCHELL, 2004)

     De acordo com Gallahue e Ozmun (2005), bebês, crianças, adolescentes e adultos estão envolvidos no processo de aprender a se mover com controle e competência, em relação aos desafios enfrentados diariamente, as diferenças de desenvolvimento no comportamento motor são influenciadas por fatores próprios do individuo, do ambiente e da tarefa,  na figura 1.1 concluiu-se  que esses fatores fatores relativos à tarefa, ao indivíduo e ao ambiente não são apenas se interagem, mas podem transformados uns pelos outros.


      Essas diferenças podem ser observadas através das alterações no comportamento motor no decorrer do ciclo da vida na forma e no desempenho. (GALLAHUE e OZMUN, 2005)
     Para Gallahue e Ozmun (2005) o movimento observável pode ser agrupado em três categorias:
  • Movimentos estabilizadores, referente a qualquer movimento que tenha como objetivo obter equilíbrio em relação à força da gravidade, como rolamento corporal posturas invertidas ou movimentos axiais.
  • Movimento locomotor, referente aos movimentos que envolvem mudanças na localização do corpo relativamente a um ponto fixo na superfície, como caminhar, correr, pular, saltitar, entre outros.
  • Movimento manipulativos, referente à manipulação motora rudimentar (envolve aplicar força sobre objetos ou receber força deles. Ex: arremessar, apanhar, chutar, derrubar, prender , rebater etc.) quanto à manipulação motora refinada (envolve  a combinação de movimentos estabilizadores, locomotores e/ou manipulativos. Ex: Jogar futebol envolve habilidades locomotoras (correr e pular), manipulativas (driblar, passar, chutar e cabecear) e estabilizadoras (esquivar-se, alcançar, girar e virar-se)



 REFERÊNCIAS 

GALLAHUE. David L.; OZMUN, Jonh C. Compreendendo o desenvolvimento motor Bebês, crianças, adolescentes e adultos 3° Edição. Phorte Editora; 2005.


Haywood KM, Getchell N. Desenvolvimento motor ao longo da vida. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2004, 344p

Você não pode perder:

Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
100 planos de aulas + 100 atividades de Educação Física Escolar
Drive Virtual de Educação Física

Tecnologia do Blogger.