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Alongamento deve fazer parte da rotina de caminhadas






 Alongamentos específicos para caminhada

Quem decide caminhar deve tomar alguns cuidados. Além de consultar um médico para avaliar se está tudo bem, manter-se hidratado e proteger-se do sol, é necessário alongar os músculos. O alongamento independe do momento que a gente vai fazer.

Para quem faz da caminhada sua atividade física diária, é importante saber que pelo menos 20% do tempo dedicado à atividade física deve ser usado com alongamentos. Não importa se antes ou depois, à noite ou de manhã. Isso faz com que você ensine seus músculos a distribuir a energia de forma mais uniforme.

Os alongamentos melhoram a plasticidade do grupo muscular antes da caminhada e contribuem para a regeneração depois dela. Os músculos que precisam ser alongados antes não são os mesmos para qualquer pessoa. O mais comum é alongar o músculo adutor do quadril, na parte interna da coxa, e o tensor da fáscia lata, na lateral do quadril. Depois do exercício, todos os músculos usados no exercício podem ser alongados, como panturrilha e quadrícipes.

É importante prestar atenção porque a dor não é sinônimo de que o músculo está sendo alongado corretamente. A pessoa tem que colocar o músculo sob tensão e manter por 60 segundos. Ela deve sentir a tensão, mas não necessariamente sentir dor.

Os alongamentos podem:

  • Maximizar o aprendizado, a prática e o desempenho do atleta em muitos tipos de movimentos especializados;
  • Ampliar o relaxamento físico e mental do atleta;
  • Reduzir o risco de entorse articular ou lesão muscular;
  • Reduzir e evitar problemas de postura e problemas na coluna;
  • Reduzir a irritabilidade e fadiga muscular;
  • Reduzir e evitar problemas de postura e problemas na coluna;
  • Reduzir a tensão muscular;
  • Promover o desenvolvimento da consciência corporal;
  • Aumentar o cumprimento muscular.

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