Header Ads

O Atletismo e o Desenvolvimento Motor

http://www2.pucgoias.edu.br/flash/Flash2008/Dezembro08/081217wfestatlet05.jpg

O atletismo é, ou deveria ser um conteúdo clássico dentro da Educação Física escolar, entretanto este é muitas vezes esquecido por parte dos professores, que alegam vários empecilhos para a realização desta modalidade esportiva dentro do ambiente escolar, dentre estes empecilhos estão a falta de espaço físico, a falta de materiais adequados além do desconhecimento e consequentemente desinteresse dos alunos por este esporte.

O desenvolvimento motor é um processo continuo e demorado, que se apresenta no comportamento motor do individuo. Este processo de desenvolvimento e alterações motoras ocorre durante todo o ciclo da vida do ser humano, e é mais acentuado nos primeiros anos de vida do individuo.

A criança tem períodos considerados ótimos para adquirir conhecimentos e habilidades especificas, desta forma não podendo ser desperdiçados, pois passado estes períodos o aprendizado de tais conhecimentos e habilidades se torna cada vez mais difícil, sendo assim as numerosas experiências e a qualidade destas experiências, são fundamentais para o desenvolvimento da criança.

É na fase pré-escolar que a criança, adquire e aperfeiçoa sua habilidades motoras, com isso a criança nesta fase da vida tem a oportunidade de conhecer diversas formas e combinações de movimentos, que possibilitarão a ela conhecer e dominar o seu corpo. A base para aquisição das habilidades é estabelecida neste período, sendo que as crianças irão aumentar seu repertório motor consideravelmente, adquirindo coordenação de movimentos, que auxiliarão para a aquisição de performances mais habilidosas.

O atletismo na escola deve ser caracterizado inicialmente como um pré-atletismo, onde através de atividades que contemplem os gestos motores básicos do ser humano, como correr, saltar, lançar e arremessar possa caracterizar esta fase inicial de inclusão do atletismo no ambiente escolar.

A prática do atletismo dentro do ambiente escolar, não é difícil de ser realizada, desta forma não deve ser negligenciada pelos professores e escolas, como vem ocorrendo. Entretanto, através desta pesquisa observamos que o atletismo tem um papel de suma importância no processo de desenvolvimento e aprendizagem de habilidades motoras e capacidades físicas, além de contribuir significativamente no auxilio as necessidades biológicas e sociais.

A utilização de atividades lúdicas deve estar presente em todas as atividades propostas pelos professores dentro da modalidade de atletismo, pois a ludicidade aliada à prática do atletismo tem grande importância e assume um papel fundamental para o desenvolvimento da criança, com isso o professor não deve deixar de proporcionar sua prática dentro do ambiente escolar.




Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário