Header Ads

A Iniciação Infantil no Handebol

 Handebol - Colégio Wellington

O Handebol é um esporte muito praticado nas escolas de todo o país. Sendo assim, muitas crianças aprendem a jogar Handebol, tendo assim sua iniciação no esporte.

Neste momento da aprendizagem do Handebol, deve-se oferecer aos alunos atividades pré-desportivas, e não o desporto propriamente dito.
 
 
A criança necessita de diversão e experiência motora no esporte. Também, tanto seu corpo quanto sua mente, não estão prontos para o esporte como ele é, com suas regras e exigências rígidas.

Deve-se lançar mão de jogos pré-desportivos e lúdicos – que contenham traços do Handebol, porém com regras e desenvolvimento do jogo totalmente adaptados.

O treino neste momento deverá ser quase que em sua totalidade marcado por jogos lúdicos e pré-desportivos.

É necessário também começar a desenvolver nas crianças noção de orientação espacial e temporal. Para tal, deve-se trabalhar com e sem bola durante as sessões de treinamento.

Quando trabalhar atividades com bola, desenvolver e estimular a percepção da criança acerca dos movimentos de ritmo, trajetória e direção da bola e dela própria no espaço.

Quando trabalhar atividades sem a bola, atentar mais para questões relativas a esquema corporal, de coordenação motora, agilidade, velocidade, por exemplo.

Para que seja possível trabalhar da maneira sugerida acima, é interessante ao professor/treinador utilizar-se de situações específicas do jogo de Handebol para que, desta forma, o aluno vá se familiarizando com as questões práticas do jogo desde cedo e até mesmo sem ter consciência disto.

É interessante também porque trabalha na criança questões físicas, como coordenação motora ampla – mais tarde transformada em coordenação especifica para o desporto do Handebol.

Com relação ao gesto técnico específico do Handebol, o mesmo poderá ainda ser trabalhado de forma bem despretensiosa, de forma global e ainda lúdica.

O professor não deverá exigir dos alunos perfeição do gesto técnico, porém já poderá mostrar à criança como realizar tal gesto. Este objetivo poderá ser mais facilmente alcançado fazendo uso de jogos globais e brincadeiras que se assemelhem ao desporto.

Já nesta etapa é importante que a criança perceba algumas questões de tática no Handebol, todas elas trabalhada de forma bem simplificada; como por exemplo no jogo 1x1 e sempre simplificando as regras e adaptando o jogo para o perfeito entendimento pelos pequenos e constante motivação nos mesmos no jogo.

Para tal, o professor deverá reduzir os espaços da quadra, trabalhar com as bolas específicas para cada categoria, desenvolver o jogo – como dito no parágrafo anterior – no jogo 1x1 e/ou sempre com número de jogadores por equipe menor que o oficial do desporto, diminuir o tempo de cada período sempre atento para o tempo de tolerância e foco das crianças em cada atividade proposta.


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário