Novas
Loading...

Treinamento Funcional na areia é uma boa pedida no verão





http://natelinha.uol.com.br/natelinha/js/ckfinder/userfiles/images/treinos-.jpg

Para as pessoas que não são fãs de academia mas querem fazer exercício físico, no verão há uma ótima opção:  os treinamentos funcionais que acontecem na praia. Os chamados circuitos funcionam de forma balanceada, ao ar livre e têm como um dos principais objetivos desenvolver o equilíbrio do corpo.


Diferente das academias, onde os exercícios são tradicionais e buscam a modelagem do corpo, os treinos se baseiam em movimentos naturais do ser humano, como como pular, correr, puxar, agachar, girar e empurrar, para resgatar as mobilidades funcionais do dia a dia. Com a prática dos exercícios, a  pessoa ganha equilíbrio, força, condicionamento, resistência e flexibilidade,

Os movimentos também trabalham o sistema cardio respiratório, melhorando a resistência do pulmão. Além disso, os exercícios provocam o aumento na musculatura inferior e a redução do percentual de gordura, dando maior mobilidade e agilidade. Por ser feito na praia, onde o terreno é irregular (areia), os exercícios exigem esforço para se locomover, o que provoca gasto calórico e propriocepção.

Em relação à areia, há dois tipos de terreno: areia fofa e areia dura. Correr na areia dura é muito parecido com correr no asfalto, mas há o agravante de que a maioria dos lugares onde a areia é dura o terreno é muito inclinado, prejudicando a coluna vertebral do atleta. Já na areia fofa há menor impacto articular e maior desequilíbrio. Essa instabilidade do terreno, para quem não é forte o suficiente (ausência dos treinos na musculação), pode desencadear problemas crônicos como lombalgia (dor na região lombar, região mais baixa da coluna perto da bacia). Ao realizar o treinamento físico no asfalto ou em uma quadra, a possibilidade de existirem torções nas articulações é reduzida, pois o terreno é regular, porém o impacto nas articulações é maior, podendo provocar outros tipos de lesões nas articulações dos joelhos e tornozelos.

Geralmente, os treinos tem atividades individuais, em duplas ou trios, tudo planejado para que ninguém fique parado.

Comente:

Espalhe no Google Plus

Sobre - Educação Físicaa

Professora de Educação Fisica, pós-graduada em Treinamento Desportivo e que tem atuação em Educação Fisica Escolar, Avaliação Fisica e Personal Trainer. Twitter: @educacaofisicaa
Postar um comentário