Header Ads

Descansar demais não traz evolução na atividade física

http://o2porminuto.ativo.com/wp-content/uploads/sites/2/2015/04/repouso_corrida.jpg

Se por um lado treinar em excesso é prejudicial, descansar demais não é bom. A questão do descanso muitas vezes não é bem compreendida pelos praticantes de atividade física. O repouso em demasia, assim como o treino em excesso, não permite a melhora do condicionamento físico.

Quando a gente pratica atividade física, nossos recursos energéticos são reduzidos; durante o período de recuperação ocorre a restauração dos estoques de glicogênio nos músculos em um nível superior àquele em que o corredor iniciou o treinamento. Assim, o descanso em excesso perde-se o melhor momento para aplicar o estímulo que viria num novo treino. Essa compensação induzida pelo treinamento é responsável em parte pela melhora do condicionamento do corredor.

O respeito da pausa indicada entre um treino e outro é tão importante quanto fazer exercícios corretamente toda semana.  Vale saber que o organismo tem uma recuperação mais rápida de atividades de menor duração e maior intensidade do que em relação a atividades mais longos e de menor intensidade. No dia seguinte aos treinos fortes (seja em duração ou intensidade), é recomendável realizar treinos leves e regenerativos.

O desequilíbrio entre treinamento e descanso pode levar ao overtraining, isto é, a um estado de esgotamento da capacidade orgânica. Sinais como desânimo, falta de apetite, queda no rendimento em treinos e competições, insônia ou desejo exagerado em descansar, alterações na frequência cardíaca de repouso e treinamento (para um determinado ritmo de corrida), podem ser indícios de que algo está errado. O excesso de treinamento, se detectado a tempo, poderá ser corrigido em uma semana; porém, se for negligenciado, pode levar meses para uma completa recuperação.

Prestar atenção na forma de descansar e entender que o descanso depende da atividade realizada é o ponto de partida para que haja um melhor desempenho.


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário