Header Ads

Fundamentos do Wellness



Atualmente, ouve-se falar sempre mais frequentemente do conceito de Wellness, geralmente definido como um "estilo de vida orientado para o bem-estar", no sentido mais amplo da palavra, incluindo tanto os aspectos físicos quanto aqueles psíquicos. Para ter uma maior consciência do significado de Wellness, veremos agora quais são as suas componentes essenciais.
Atividade física e exercício
Embora "atividade física" e "exercício" sejam conceitos diferentes, se considerarmos o primeiro como qualquer forma de movimento e o segundo como um tipo de movimento mais estruturado, realizado com finalidades específicas, ambos representam elementos fundamentais do Wellness. Sem eles, com efeito, é impossível alcançar o bem-estar psicofísico.
No "World Health Report 2002", relatório sobre o estado de saúde da população do planeta, a Organização Mundial da Saúde evidencia e enfatiza os riscos ligados à vida sedentária, identificada como factor de risco primário para o desenvolvimento de graves doenças cardiovasculares, patologias crónicas como diabetes e até alguns tipos de cancro.
"Move for Health" é o significativo slogan que a OMS escolheu para promover a prática duma actividade física moderada mas constante como "remédio" natural e eficaz, capaz de assegurar saúde e longevidade. Os nutricionistas também, em suas orientações, nunca deixam de dar grande relevância à incidência dum estilo de vida activo sobre a saúde geral dos indivíduos.

Alimentação
O "World Health Report 2002" evidencia que a combinação entre inactividade física e má alimentação aumenta as probabilidades de obesidade, hipertensão e hipercolesterolemia, que predispõem ao surgir de numerosas doenças.
Na base do Wellness, portanto, não pode senão haver também uma alimentação equilibrada e completa. Para estar em plena saúde, o nosso organismo necessita dum aporte balanceado de hidratos de carbono, proteínas, lípidos, vitaminas, sais minerais e água. Conhecer a qualidade e a quantidade dos alimentos que ingerimos, mais do que o número das calorias, é essencial para saber com qual frequência e de que forma consumi-los para nos alimentar de forma sadia.

Hábitos de vida
Poucas horas de actividade física ou de exercício por semana não podem fazer milagres, se continuarmos a seguir hábitos de vida não salutares, como fumar, beber alcoólicos e dormir pouco. Especialmente, ressalta-se a importância sempre maior que é atribuída ao tempo dedicado ao sono e à sua qualidade.
Actividade física e exercício são de grande ajuda para modificar os hábitos negativos, permitindo uma mais rápida percepção dos benefícios que derivam da sua correcção. Por outro lado, o adquirir hábitos salutares aumenta a sensação de eficiência na vida quotidiana e predispõe para a actividade física e o exercício.

Relação com os outros
A plena realização da dimensão afectiva e emocional é, obviamente, um aspecto basilar e determinante rumo à conquista do Wellness. Sentir-se bem consigo é o primeiro passo para viver em serenidade e equilíbrio a relação com os outros.
Instaurar e manter relações autênticas como a amizade e o amor certamente nos trará energias positivas que são fundamentais para vivermos satisfeitos e felizes.

Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário