Header Ads

Caminhar ao ar livre pode prevenir sintomas de depressão, diz estudo


ADVERTISEMENT
Caminhada ao ar livre: mais benefícios do que você imagina (Foto: Getty Images)

Está naqueles dias em que sua cabeça parece estar sendo sobrevoada por uma nuvem negra de vibe negativa? Uma caminhada em um parque mais próximo pode afastá-la, tornar suas ideias mais claras, e seu dia melhor. Isso é o que sugere um estudo feito pela Universidade de Michigan e publicado no jornal científico Ecopsychology.

Pesquisadores descobriram que caminhadas em grupo em meio a natureza trazem bem-estar mental, prevenindo os sintomas da depressão e do stress. De acordo com o estudo, esses benefícios podem ser vistos de modo ainda mais contundente entre pessoas que passaram por experiências traumáticas na vida, como morte de um ente querido, divórcio ou doença.

Como os cientistas chegaram a esta conclusão? Simples. Eles reuniram 1.991 participantes de um programa de saúde que promove mais de 3000 caminhadas em grupo na Inglaterra, comparando a saúde mental de pessoas que fazem parte do grupo com outros que não praticam esse tipo atividade.

Ambas as equipes foram submetidas a testes que tinham o objetivo de verificar a influência das caminhadas pela natureza no nível de depressão, estresse, bem-estar mental, afeto negativo, positivo, e socialização dos voluntários.



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário