Header Ads

Treinamento funcional: sua corrida melhor e mais segura!






 https://dicaslabofit.files.wordpress.com/2014/02/post-1.jpg?w=700

Com o crescimento das corridas de ruas, percebemos também um aumento na busca por atividades complementares para melhorar a performance e prevenir possíveis lesões. Nesse contexto, o Treinamento Funcional tem sido a modalidade mais praticada, não só por corredores mas, em todo o meio
O Treinamento Funcional utiliza, por meio dos movimentos naturais do corpo, grande parte dos grupos musculares de uma só vez, não se concentrando em apenas uma musculatura de forma isolada. A prática, que deve ser específica para as necessidades e deficiências de cada indivíduo, visa desenvolver um corpo mais integrado e inteligente.
Na corrida, de forma geral, o foco deve ser o fortalecimento do CORE (músculos de sustentação do tronco). Uma atenção especial pode ser dedicada ainda aos estabilizadores do quadril, joelhos e tornozelos, pois se essas articulações estiverem em desarmonia poderão prejudicar o equilíbrio estático e dinâmico do atleta aumentando o risco de lesões. Em alguns casos, ainda, o trabalho de mobilidade e flexibilidade de parte da cadeia posterior do corpo como ísquios tibiais e panturrilhas podem, por exemplo, melhorar a largura da passada gerando uma maior economia de movimento e melhor eficiência.
O treino funcional é indicado para todas as pessoas, independentemente da experiência esportiva. Porém, como todas as atividades físicas, necessita de uma liberação médica e avaliação física. Para diagnóstico das necessidades e prescrição do método é importante o atleta buscar a orientação de um Profissional de Educação Física. Bons Treinos!

Você não pode perder:

Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
100 planos de aulas + 100 atividades de Educação Física Escolar
Drive Virtual de Educação Física

Tecnologia do Blogger.