Header Ads

Profissionais que podem trabalhar com Pilates

O que é Pilates Solo? Conheça tudo sobre essa modalidade!

É mais comum do que se imaginz as pessoas terem duvidas sobre que profissional pode aplicar o Pilates.  Pela lei apenas fisioterapeutas e profissionais de Educação Física. Conheça as leis:
A resolução número 201, de 2010, do Conselho Federal de Educação Física (Confef), reconhece o Pilates como modalidade e método de ginástica que, como tal, deverá ser orientado e dinamizado por Profissionais de Educação Física. Veja a resolução completa aqui.

De acordo com a Resolução 386, de 2011, publicada pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito), compete ao fisioterapeuta o exercício desta técnica, prescrevendo, induzindo o tratamento e avaliando o resultado a partir da utilização de recursos cinesioterapêuticos e mecanoterapeuticos. Leia aqui. Vale ressaltar que a prática exige o devido registro do profissional, consultório ou empresas no Crefito de sua circunscrição.

Nos dois casos, é preciso concluir a faculdade e depois fazer um no mercado. Portanto, é importante pesquisar bem e escolher o melhor custo-benefício. Investir em uma boa escola de Pilates pode fazer toda a diferença no currículo do profissional. 

Ainda haverá muita discussão em cima de quem pode ou não trabalhar com Pilates. Em cima do corporativismo de cada profissional, sempre são usados os mesmos argumentos. O profissional de Educação Física diz que o Fisioterapeuta não pode dar aula. o Fisioterapeuta diz que o profissional de Educação Física ão deveria trabalhar com postura de paciente.  Coincidentemente, é a mesma discussão que se tem na Ginástica Laboral. 

Assim como na ginástica laboral, PARA MIM, o que separa a atuação de um profissional ou outro é a DOR. Enquanto houver dor, só o fisioterapeuta deveria atuar. Quando a pessoa se reabilitar, é hora do profissional de Educação Física. Mas a gente sabe que isso não acontece e há muito fisioterapeuta dando aula de com objetivo de condicionamento físico e muito profissional de Educação Física trabalhando com objetivos de reabilitação. 

Porém, os dois profissionais tem competência e embasamento para trabalhar com essa técnica, que é espetacular. Aproveitem! 

Por Daniela Souto - Profissional e Educação Física e Fisioterapeuta. 


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário