Novas
Loading...

A musculação para hipertensos




 treino para hipertenso

No passado,  a musculação era rejeitada por quem sofria de hipertensão, fato é que durante uma série com carga moderada sua pressão arterial tende a subir. Isso ocorre porque durante um exercício o músculo se contrai, comprimido as artérias durante todo o movimento, com maior batimento cardíaco e maior demanda de sangue,  a pressão sobe rapidamente.
Porém estudos começaram a mostrar que treinos de musculação podem ser ótimos para hipertensos! Depois do exercício o músculo relaxa facilitando a passagem sanguínea e a pressão cai bruscamente. (Para você que treina pesado ou conhece alguém que treina e depois de exercício intenso ficou com tontura, isso é cena clássica de queda abrupta de pressão arterial).
Essa "hipotensão" em hipertensos se mantém por horas após o treino! Sem falar no ganho de força e resistência muscular, que são ideais para treinos aeróbicos.
No treino resistido deve-se tomar mais cuidados do que no treino aeróbio:
– Não faça apneia: não segure a respiração durante os exercícios;
– Posição: dê preferencia para exercícios inclinados, deitados ou declinados, isso facilita o retorno venoso;
– Vários músculos: faça exercícios que trabalhem vários grupos musculares;
– Frequência: pelo menos 3 vezes por semana com tempo de 20 a 60 minutos, máximo de 3 séries com 6 a 10 repetições, intervalos maiores entre as séries, com 1 minuto de descanso;
– Tipos de treinos: evite treinos drop set, circuitado, bi-set e etc principalmente no começo;
– Medicação: se estiver tomando medicamento avise seu médico e seu professor.

Comente:

Espalhe no Google Plus

Sobre - Educação Físicaa

Professora de Educação Fisica, pós-graduada em Treinamento Desportivo e que tem atuação em Educação Fisica Escolar, Avaliação Fisica e Personal Trainer. Twitter: @educacaofisicaa
Postar um comentário