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O Core e o Pilates






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O Core é considerado o centro de produção de força. É nele que se localiza o centro de gravidade, e é por meio dele que se originam todos os movimentos. Vinte e nove músculos (incluindo os oblíquos – interno e externo -, o transverso do abdômen, os multifídios, o reto abdominal, os glúteos, o quadrado lombar e os músculos do assoalho pélvico) compõem o Core e são eles que suportam o complexo quadril-pélvico-lombar. Esses músculos são fundamentais para a estabilização e o fortalecimento da coluna vertebral, responsável pela sustentação do nosso corpo.

A função da estrutura que compõe o Core é, justamente, manter em equilíbrio o corpo humano – que é sustentado pela coluna. Daí a importância de exercitar essa musculatura que garante maior resistência, gera força para os movimentos, melhora o controle corporal, estabiliza a coluna, previne lesões e acaba com as dores nas costas.

O Pilates consegue um treinamento muscular que promove a estabilização da coluna, com o fortalecimento dos músculos profundos, responsáveis por manter as vértebras e seus componentes articulares na posição correta. O trabalho realizado com a técnica faz com que o músculo transverso do abdômen (responsável pela sustentação da coluna) e o assoalho pélvico (responsável pela elevação dos órgãos) sejam estimulados. No Pilates, a região é chamada de "Power House" – casa de força!

Com isso, o método proporciona uma reestruturação postural significativa, de forma rápida e eficaz. Não fortalecer a região do Core pode trazer efeitos desagradáveis ao corpo, como flacidez abdominal e alterações na posição do quadril.

A intenção do fortalecimento dessa região é evitar problemas como: hérnias de disco, espondilólise, protusão discal e desvios posturais (escoliose, cifose e lordose).

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