Header Ads

3 tipos de ataque no Voleibol de Quadra

http://tvtaquari.com.br/wp-content/uploads/2012/08/volei-222.jpg

As principais alternativas de ataque existentes hoje no voleibol são: Ataque de bola alta nas extremidades; ataque de fundo da quadra; ataque de meio; ataque de bola rápida nas extremidades; ataque de bola rápida no meio; jogadas combinadas (fintas). Falaremos sobre as três primeiras a seguir:

Ataque de bola alta na extremidade
Também chamada de bola de segurança, por apresentar a menor margem de erro entre as alternativas de ataque. É um ataque mais lento, o que facilita as possíveis correções pelo levantador e pelo atacante.

Por outro lado, o fato de ser uma alternativa lenta favorece o posicionamento e a marcação do sistema defensivo adversário.

É a alternativa mais utilizada por iniciantes e em algumas situações também é usada por equipes de alto nível, embora não seja muito interessante seu uso nestas equipes.

Ataque de fundo

São ataques realizados através de bolas levantadas afastadas da rede, para que o jogador que está posicionado na zona defensiva finalize a jogada. Suas principais vantagens são a de criar mais uma alternativa de ataque para a equipe, não se prendendo apenas aos jogadores da rede, além do ataque ser realizado em um tempo diferente, devido à distância da rede.

Apesar de ser indicada para iniciantes, devemos ter um maior cuidado para a sua utilização, já que é bastante comum os jogadores iniciantes invadirem a zona ofensiva na tentativa de atacar do fundo, o que não é permitido pela regra.

Sendo assim, só deve ser utilizado por aqueles jogadores que já possuem um maior domínio do gesto do ataque e uma maior noção do espaço da quadra.

Ataque de meio

É uma alternativa utilizada como variação da bola alta de extremidade. Fundamenta-se no fato do levantamento ter que percorrer uma menor distância até chegar ao atacante, facilitando o trabalho do levantador.

Porém, o atacante fica com um menor ângulo de visão da quadra e a marcação do adversário se torna mais fácil. Sendo assim, sua utilização deve ser de forma esporádica, buscando pegar o adversário de surpresa. Se utilizada constantemente, não apresenta resultados satisfatórios em equipes iniciantes.




Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário