Header Ads

Zumba com step é uma ótima atividade

http://www.modafreecs.com.br/wp-content/uploads/2014/03/zuuuuuuuuuumba.jpg

As aulas de step já foram febre nas academias, mas acabaram perdendo a popularidade por terem movimentos difíceis e complicados de serem seguidos. Porém, aliar o Zumba ao Step, foi uma saída para que trazer uma nova motivação. O inventor da Zumba Fitness  fez um programa com os princípios básicos do step aliado as coreografias com movimentos de atividades físicas.

O foco da aula de Zumba Step é aumentar o trabalho muscular dos membros inferiores, mas de forma simples e divertida.

Mas engana-se quem acha que a modalidade é apenas subir e descer no step sem parar. Geralmente, a aula é divida em três partes, sendo que 40% são movimentos de Zumba, 30% de step e 30% movimentos fitness. Os movimentos de step são introduzidos no meio da dança. Não há uma música que é só de sobe e desce na plataforma. O instrutor pode fazer a coreografia do refrão no chão e uma outra parte no step. Esse programa tem a mesma essência de uma aula de Zumba, é divertida e simples.

A aula, que costuma ter uma hora de duração, mistura o trabalho aeróbio com o muscular e tem uma média de queima calórica semelhante a da Zumba tradicional, até 1.000 calorias. A variação dos ritmos da aula de Zumba garantem um trabalho intermitente, como uma onda, então colocamos uma música mais forte, depois outra mais suave, para que a frequência cardíaca oscile e otimize o trabalho muscular e a queima calórica.

Ainda que não exista nenhuma contra-indicação para quem tem interesse em fazer aulas de Zumba Step, a atividade aumenta um pouco o impacto sobre a coluna e o joelho. Se o instrutor mantém a aula segura, sem muitos movimentos rápidos e com o step no nível mais baixo, as chances de lesões e torções são mínimas. Mas todos os alunos devem passar por um médico para que ele libere a prática de atividade física.

Com três meses de aulas regulares de Zumba Step (de duas a três vezes por semana) é possível notar os resultados. O aluno já poderá colher os frutos, ter mais fortalecimento muscular, mas claro, se aliar o exercício a uma boa alimentação.


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário