Header Ads

O uso do Pilates no Treinamento Desportivo


http://www.espacovidaesaude.net/_imgs/ckeditor/ATLETA.jpg

O uso do Pilates associado ao esporte é cada vez mais comum. Cada vez mais atletas de diferentes modalidades, vem procurando diversificar o treinamento e o Pilates é uma das formas utilizadas para trabalhar articulações e músculos de uma forma diferente do gesto motor.

A procura do Pilates para complementação de treinos vem porque ele aumenta a consciência, equilíbrio corporal, trabalha propriocepção, refina os movimentos, alonga, fortalece os músculos uniformemente, proporciona a reabilitação do atleta e o mais importante, previne futuras lesões.

O Pilates trabalha o corpo como um todo, o que garante que a verdadeira flexibilidade possa ser alcançada, pois todos os músculos são trabalhados para se desenvolver uniformemente.

Durante os exercícios a atenção deve estar inteiramente focada na tarefa que se executa, mente e corpo precisam estar coordenados para atingir o máximo resultado com o gasto mínimo de energia. Os movimentos devem ser conscientes, exigindo um verdadeiro equilíbrio entre corpo e mente.

Estabilizando-se coluna, quadril e escápulas, dissociando membros, reorganiza-se o tronco com exercícios que propõem gestos conscientes que se assemelham-se com atividades funcionais. Trabalhando lateralidade e coordenação motora utilizando-se de rotações, flexões e extensões, para suavizar compensações, busca-se o equilíbrio do corpo como um todo.

Devemos aprender a "dominar a arte de respirar corretamente" (Joseph Pilates). Para isso, no método Pilates a respiração é aliada ao exercício, trabalhando-se todo o aparelho respiratório, promovendo um aumento na capacidade respiratória e oxigenação do sangue. Os atletas que conseguem perceber e desenvolver estas capacidades ganham uma vantagem competitiva.

Acima foi exposto alguns benefícios de se trabalhar o Pilates na preparação física do atleta. Além disso, o Pilates ainda pode ser usado numa possível reabilitação de lesão ou dificuldade de se realizar um movimento específico um segmento corporal.



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário