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Cuidados no treino para quem tem Hérnia de Disco






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Não há qualquer restrição de movimento para o paciente com hérnia de disco. Isso quer dizer que ele deve fazer suas atividades normalmente, dentro dos seus limites - se a dor fica mais forte quando a pessoa abaixa para pegar algo no chão, por exemplo, o ideal é ir com mais calma ou então evitar fazer esse movimento com frequência. No entanto, algumas medidas devem ser adotadas para reduzir a pressão sobre a coluna, consequentemente reduzindo a dor. Passar muito tempo agachado, usar salto alto e ficar sentado por longos períodos são atitudes que devem ser evitadas no paciente com hérnia de disco.

Durante períodos de crise os treinos devem ser suspensos. Procure seu médico para começar o tratamento (que pode ser cirúrgico e/ou sessões de fisioterapia).

Alguns cuidados a serem tomados ao treinar na academia:

– ângulo do banco – evite deixar o banco a 90º. Dê uma leve inclinada, isso evitará uma compressão dos discos;

– treinar sentado – procure se exercitar em pé ou deitado, sempre contraindo o abdômen independente do exercício;

– rotação de tronco- cuidado com alguns exercícios que exigem rotação de tronco ou contração lateral como abdominais para o oblíquo, dê preferencia para exercícios isométricos;

– exercício livres – exercícios como agachamento, levantamento terra ou stiff podem ser feitos apenas por alunos avançados, ou seja, com alto nível de consciência corporal (para não piorar a lesão);

– aeróbico – antes de praticar natação ou corrida faça um trabalho de resistência, pois há um grande esforço na cintura pélvica e escapular. Se o exercício aeróbico escolhido for bike, evite deixar a coluna em 90º:  dê uma leve inclinada para frente com abdômen contraído.

Espero que você não sofra mais com essas dores e, mesmo que hérnia de disco não seja seu caso, esses exercícios ajudam a manter a coluna saudável.

Os exercícios  são indicados para o tratamento da hérnia de disco e prevenção de novas fases agudas, como musculação, pilates e atividades na água. O ideal é priorizar exercícios que trabalhem principalmente a musculatura abdominal, da área vertebral e dos membros inferiores, visando fortalecimento e alongamento. Os exercícios de RPG também são bem-vindos, afirma o especialista. Entretanto, se você não tiver disponibilidade para fazer essas atividades, não fique parado - caminhar de três a cinco vezes por semana já basta para sair do sedentarismo e manter o corpo ativo. O importante é não ficar parado.

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